Terceiro Samba - Mestre Ambrósio Ano de lançamento - 2001 Gênero - Popular ======================================================
Track List:
1 - Caninana 2 - Povo 3 - Vida 4 - Gavião 5 - Coqueiros 6 - Fera 7 - Carneirinho 8 - Saudade 9 - Sóis 10 - No Bojo da Macaíba 11 - Espírito da Mata 12 - Cabôcla (vinheta) 13 - Mestre Guia 14 - Lembrança de Folha Seca 15 - Sóis (Marcha)
Faz tempo, né???
Tempo que eu não escrevo aqui e tempo que esse disco foi lançado. Muitas águas rolaram... desde o último disco postado e desde que este foi lançado. Enfim, o post é sobre o disco!
Fuçando entre meus discos perdidos em casa achei esse, e deixei de lado pra uma boa audição em algum dia que eu não sabia quando seria. Dai um brother me chamou pra tocar samba de roda num evento em comemoração da Semana da Consciência Negra... e me veio na cabeça a frase que abre esse disco:
"Eu tava em casa, deitado na minha cama Lá chegou os camaradas pra tocar côco em Goiana..."
Ok, não foi côco... rs
Dai resolvi ouvir esse disco novamente... e por surpresa minha lembrei de muitas coisas que aconteceram na época e são importantes até hoje... Esse disco é o mais diferente dos Ambrósios... tem realmente mais "sambas" e foge mais do lance roots dos outros discos... na real é um misto dos forrós rabecados com os côcos sofisticados que eles costumam fazer. Mas ach oesse disco mais relacionado á frases diretas, um sentimento de saudade no geral. Foi o último disco dos Ambrósios, dai eles foram pra carreira solo: Hélder Vasconcelos foi pro lado do caboclinho (não lançou disco), Eder O Rocha lançou "O Circo do Rocha" (que até hoje eu não entendi poooorra nenhuma desse disco) e vive do passado de ter trazido o baque virado pra SP, Sérgio Cassiano lançou um disco que eu não lembro o nome e tb deixou a desejar; Mazinho Lima ficou nas produças (e produziu o primeiro da Renata Rosa, junto do Eder), Maurício Alves continua com os projetos sociais perfectos (e também tem um grupo de côco fudido, chamado Côco Seco, junto do Mazinho) e o Siba que, pra mim, foi o mais bem sucedido na carreira solo, lançado dois discos e atualmente um DVD junto do grupo Fuloresta do Samba.
Recomendo "Gavião", "Fera" (feita pelo Siba pra Renata Rosa, namorada dele na época), "No Bojo da Macaíba" e "Sóis".
Fecho com uma letra mor bonita desse disco:
Não tenho mais a saudade, Não sinto mais essa dor! Meu coração hoje mora Na casa de um vencedor Onde se habita a beleza, Não chora flor! Em solo firme e sentimento Construi feliz morada Na base em pedra, ergui tijolo, Qual liga em aço, fiz cimento Pra não seguir no sofrimento Instrui minha jornada. Ne mfiz na areia, como um tolo, Abrigo frágil pro tormento. Nem vendaval, nem tempestade Vão abalar ou sequer incomodar Onde alegria fez um lar Sempre em festa, como esta. E hoje, pra comemorar O doce enterro da saudade! Saudade - Sérgio Cassiano
0 comentários:
Postar um comentário