Antes de ler o livro que o guru lhe deu, você tem que escrever o seu






"Eu sei que determinada rua que eu já passei
Não tornará a ouvir o som dos meus passos.
Tem uma revista que eu guardo há muitos anos
E que nunca mais eu vou abrir.
Cada vez que eu me despeço de uma pessoa
Pode ser que essa pessoa esteja me vendo pela última vez
A morte, surda, caminha ao meu lado
E eu não sei em que esquina ela vai me beijar
Com que rosto ela virá?
Será que ela vai deixar eu acabar o que eu tenho que fazer?
Ou será que ela vai me pegar no meio do copo de uísque?
Na música que eu deixei para compor amanhã?
Será que ela vai esperar eu apagar o cigarro no cinzeiro?
Virá antes de eu encontrar a mulher, a mulher que me foi destinada,
E que está em algum lugar me esperando
Embora eu ainda não a conheça?

Vou te encontrar vestida de cetim,
Pois em qualquer lugar esperas só por mim
E no teu beijo provar o gosto estranho
Que eu quero e não desejo,mas tenho que encontrar
Vem, mas demore a chegar.
Eu te detesto e amo morte, morte, morte
Que talvez seja o segredo desta vida
Morte, morte, morte que talvez seja o segredo desta vida

Qual será a forma da minha morte?
Uma das tantas coisas que eu não escolhi na vida.
Existem tantas...
Um acidente de carro.
O coração que se recusa abater no próximo minuto,
A anestesia mal aplicada
,A vida mal vivida, a ferida mal curada, a dor já envelhecida
O câncer já espalhado e ainda escondido, ou até, quem sabe,
Um escorregão idiota, num dia de sol, a cabeça no meio-fio...
Oh morte, tu que és tão forte,
Que matas o gato, o rato e o homem.
Vista-se com a tua mais bela roupa quando vieres me buscar
Que meu corpo seja cremado e que minhas cinzas alimentem a erva
E que a erva alimente outro homem como eu
Porque eu continuarei neste homem,
Nos meus filhos, na palavra rude
Que eu disse para alguém que não gostava
E até no uísque que eu não terminei de beber aquela noite...

Vou te encontrar vestida de cetim,
Pois em qualquer lugar esperas só por mim
E no teu beijo provar o gosto estranho que eu quero e não desejo,mas tenho que encontrar
Vem, mas demore a chegar.
Eu te detesto e amo morte, morte, morte
Que talvez seja o segredo desta vida
Morte, morte, morte que talvez seja o segredo desta vida"
Canto para a Minha Morte - do disco "Eu Nasci há 10 Mil Anos Atrás"



Toca Raul?
Sempre!!!!!!!

Sexta-feira (21/08/09)foi o aniversário de 20 anos da morte do Raul Seixas. Não sou Raulseixista, mas quando me deparei com a obra completa desse cara pude entender um pouco mais da auto-afirmação "todo mundo é uma estrela" e sobre coisas pontuais da vida de cada um. Lembro-me bem daqueles trechos do livro "As Valkírias" (Paulo Coelho), onde ele cita uma passagem mórbida da vida dele, na época em que compunha com o Raul...Li esse livro há uns 9 anos - lembro onde eu estava: escada do Metrô Marechal Deodoro esperando a Fê Etlinger chegar.... a parte do trecho é este:

"Havia um bilhete e mcima da mesa do café. "Eu te amo. Volto logo." Embaixo, ela havia colocado a data inteira: "25 de maio de 1974"
Engraçado. Colocar data em um bilhete de amor.
Tinha acordado um pouco tonto, ainda surpreso com o sonho. Nele, o diretor da gravadora lhe oferecia um emrpego. não precisava de emprego: o diretor da gravadora é que funcionava como seu funcionário - dele e de seu parceiro. Os discos estavam nos primeiros lugares em execução, vendiam milhares de cópias, e de todos os cantos do Brasil chegavam cartas. As pessoas queriam saber o que era a Sociedade alternativa.
"Basta prestar atenção na letra", pensou consigo mesmo. Não era uma música - era um mantra de ritual mágico, com as palavras da Besta do Apocalipse sendo lidas atrás, em um tom baixo. Quem cantasse aquela música estaria invocando as forças das Trevas. E todos cantavam.Ele e o parceiro já haviam preparado tudo. O dinheiro ganho com direitos autorais estava sendo aplicado na compra de um terreno perto do Rio de Janeiro. lá, sem que o governo militar soubesse, recriariam o que, quase cem anos atrás, a Besta procurou fazer em Cefalu, na Sicília. Mas a Besta fora expulsa pelas autoridades italianas. Ela errara em muitos pontos - não conseguira discípulos em número suficiente, não sabia como ganhar dinheiro. Dissera a todos que seu número era 666, que vinha criar um mundo onde os fortes seriam servidos pelos fracos, e a única lei seria fazer tudo que se tivesse vontade. Mas não soube espalhar direito suas idéias - poucas pessoas tinham levado suas palavras a sério.
Ele e seu parceiro - Raul Seixas - bem, era completamente diferente! Raul cantava, o país inteiro ouvia. Eram jovens, e estavam ganhando dinheiro. Sim, verdade que o Brasil vivia debaixo de uma ditadura militar, mas o governo estava preocupado com guerrilheiros. Não perdia seu tempo com um cantor de rock; muito pelo contrário - as autoridades achavam que aquilo mantinha os jovens longe do comunismo."

Eu ia me empolgando e quase digitei o resto... mas fugiria do foco do post. Então, baixe as Valkírias aqui e leia todo ele. Vale a pena, não só essa parte (presente de aniversário que ganhei da Jan ano passado).
Depois de ler esta parte, um clique deu na minha cabeça: vai além da música. chega onde eu cheguei, lá no assunto Thelema (complexíssimo para ser tratado neste blog - tenho preguiça) e fiquei pirando nas letras do Raul.
Concordo que Raul Seixas está para o povo como a Legião Urbana - só sucessos. Mas quem conhece a obra tanto de um como de outro entende que não se tratam de artistas da massa - cada qual com seu James Brown.

Alguns anos depois, com o advento dos disc-mans que liam MP3, comprei dois cd´s com a discografia completa do Raul. Mal eu sabia que, naquele momento, algo diferente estourava meus tímpanos e me mostrava algo que sempre esteve alí, na nossa mão, e poucos tiveram o prazer de degustar com calma.

Dia após dia era uma nova descoberta... me fascinava o jeito desse baiano fazer rock, o jeitão caipira de fazer modas de viola, ou meter-lhes atabaques de umbanda. Até mesmo samba ele gravou! Músicas com referências aos Beatles, idéias, analogias, reclamações... tudo o que se podia imaginar o Raul fez. E bem feito.

A vida dele não foi lá das melhores, mas a juventude foi algo bem inusitado. Foi para o Rio de Janeiro gravar seu primeiro disco "Raulzito e os Panteras" que, segundo ele, era "o grupo mais quente da Bahia, todos os cantores da Jovem Guarda queriam ser acompanhados de Raulzito e os Panteras". E o amigo Jerry Adriani o convidou, após ganhar a letra de "Doce, Doce amor" do Raul, para gravar o disco no Rio de Janeiro em 1967 - o que foi um fracasso total (!).

Voltou para a Bahia e desceu de novo ao Rio em 70/71 para trabalhar na CBS. Compôs, compôs e compôs, mais de 80 músicas, todas voltadas ao gênero da Jovem Guarda (já quase morta). Dai ele, bom baiano, se aproveitou da viagem do presidente da CBS e gravou seu segundo LP, "Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das Dez". Gastou uma fortuna nesse disco, encomendando atpe uma "harpa egípcia" de São Paulo para dar um único último acorde em uma das canções. O presidente voltou de viagem, retirou todos os discos do mercado e, óbvio, expulsou Raul da CBS.


Em 1972 participou do VII FIC (Festival Internacional da Canção), promovido pela Rede Globo, e conseguiu a classificação de duas músicas, "Let me sing" e "Eu Sou Eu Nicuri é o Diabo", o que lhe deu projeção nacional. Em 73, compôs "Ouro de Tolo", sendo seu primeiro grande hit, e dai não parou mais - pedrada atrás de pedrada.


Em 74, divulgando a Sociedade Alternativa nos shows, foi preso e torturado pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) e exilado nos Estados Unidos (moda naquela época). Mas a vendagem do álbum "Gitã" o fez ganhar disco de ouro com 600 mil cópias vendidas, e voltou ao Brasil.


Entre vários casamentos, filhos e - principalmente - álcool, Raul viveu e morreu várias vezes, morrendo aos 44 anos, vítima de parada cardíaca, causada por uma pancreatite aguda (além do álcool, era diabético e não havia tomado insulina na noite anterior) e encontrado ás 8 da manhã pela sua empregada.
Cara ,eu poderia citar centenas de milhares de frases de músicas do Raul... mas vou citar algumas que me vêm na cabeça agora:

"..sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade..." (Prelúdio)

"...mas o que você não sabe por inteiro é como ganhar dinheiro, mas isso é fácil e você não vai parar..." (Loteria da Babilônia)

"...o que eu quero eu vou conseguir, pois quando eu quero ,todos querem, quando eu quero todo mundo pede mais, e pede bis..." (Rockxixe)

"..não vim aqui querendo provar nada, não tenho nada a dizer também, só vim curtir meu rockzinho antigo que não tem perigo de assustar ninguém..." (Let me Sing)

"Se o rádio não toca a música que você quer ouvir, não procure dançar ao som daquela antiga valsa, nananananananananananão! é muito simples, é muito simples: é só mudar de estação..." (Se o Rádio Não Toca)
"...curtiu com meu corpo por mais de 10 anos, e depois de tal engano o cinema incendiou..." (Sessão das Dez)

"derramar cachaça em automóvel é coisa mais sem graça que eu já ouvi falar..." (Movido a Álcool)

"...Pois não existe Deus se não o homem...todo o homem tem o direito de viver a não ser pela sua própria lei..."(A Lei)

"...Tente! Levante sua mão sedenta e recomece a andar! Existem presságios de riso e de esperança, existe uma voz que canta, gira e dança bailando solta no ar!..." (Tente Outra Vez - Versão original - censurada)

"...Eu já passei por todas as religiões, filosofias, políticas e lutas...aos 11 anos de idade eu já desconfiava da verdade absoluta..." (As Aventuras de Raul Seixas da Cidade de Thor)

"...Minha mãe me disse há tempo atrás "onde você for Deus vai atrás"... Deus vê sempre tudo que cê faz, mas eu não via Deus, chava assombração, mas...Mas eu tinha medo!..." (Para Nóia)


Toca Raul!


1 comentários:

Anônimo disse...

TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA TOCA PEDRA LETÍCIA

Site Meter