50 discos - Há bem mais sóis crestando entre as estrelas... - 30/50




Terceiro Samba - Mestre Ambrósio
Ano de lançamento - 2001
Gênero - Popular
======================================================

Track List:

1 - Caninana
2 - Povo
3 - Vida
4 - Gavião
5 - Coqueiros
6 - Fera
7 - Carneirinho
8 - Saudade
9 - Sóis
10 - No Bojo da Macaíba
11 - Espírito da Mata
12 - Cabôcla (vinheta)
13 - Mestre Guia
14 - Lembrança de Folha Seca
15 - Sóis (Marcha)



Faz tempo, né???

Tempo que eu não escrevo aqui e tempo que esse disco foi lançado.
Muitas águas rolaram... desde o último disco postado e desde que este foi lançado.
Enfim, o post é sobre o disco!

Fuçando entre meus discos perdidos em casa achei esse, e deixei de lado pra uma boa audição em algum dia que eu não sabia quando seria.
Dai um brother me chamou pra tocar samba de roda num evento em comemoração da Semana da Consciência Negra... e me veio na cabeça a frase que abre esse disco:

"Eu tava em casa,
deitado na minha cama
Lá chegou os camaradas
pra tocar côco em Goiana..."


Ok, não foi côco... rs

Dai resolvi ouvir esse disco novamente... e por surpresa minha lembrei de muitas coisas que aconteceram na época e são importantes até hoje...
Esse disco é o mais diferente dos Ambrósios... tem realmente mais "sambas" e foge mais do lance roots dos outros discos... na real é um misto dos forrós rabecados com os côcos sofisticados que eles costumam fazer. Mas ach oesse disco mais relacionado á frases diretas, um sentimento de saudade no geral.
Foi o último disco dos Ambrósios, dai eles foram pra carreira solo: Hélder Vasconcelos foi pro lado do caboclinho (não lançou disco), Eder O Rocha lançou "O Circo do Rocha" (que até hoje eu não entendi poooorra nenhuma desse disco) e vive do passado de ter trazido o baque virado pra SP, Sérgio Cassiano lançou um disco que eu não lembro o nome e tb deixou a desejar; Mazinho Lima ficou nas produças (e produziu o primeiro da Renata Rosa, junto do Eder), Maurício Alves continua com os projetos sociais perfectos (e também tem um grupo de côco fudido, chamado Côco Seco, junto do Mazinho) e o Siba que, pra mim, foi o mais bem sucedido na carreira solo, lançado dois discos e atualmente um DVD junto do grupo Fuloresta do Samba.

Recomendo "Gavião", "Fera" (feita pelo Siba pra Renata Rosa, namorada dele na época), "No Bojo da Macaíba" e "Sóis".


Fecho com uma letra mor bonita desse disco:


Não tenho mais a saudade,
Não sinto mais essa dor!
Meu coração hoje mora
Na casa de um vencedor
Onde se habita a beleza,
Não chora flor!

Em solo firme e sentimento
Construi feliz morada
Na base em pedra, ergui tijolo,
Qual liga em aço, fiz cimento

Pra não seguir no sofrimento
Instrui minha jornada.
Ne mfiz na areia, como um tolo,
Abrigo frágil pro tormento.

Nem vendaval, nem tempestade
Vão abalar ou sequer incomodar
Onde alegria fez um lar
Sempre em festa, como esta.
E hoje, pra comemorar
O doce enterro da saudade!


Saudade - Sérgio Cassiano

0 comentários:

Site Meter