50 Discos - ...prometo te deixar quando acabar... - 29/50


Saiba - Arnaldo Antunes
Ano de lançamento - 2004
Gênero - MPB

=====================================================

Track List:

1 - Saiba
2 - Pedido de Casamento
3 - Cachimbo
4 - Imaginou
5 - Cabimento
6 - Grão de amor
7 - Se assim quiser
8 - Elizabete no Chuí
9 - Onde estavas, lugar?
10 - A Nossa Casa
11 - Consumado
12 - Itapuana
13 - Areia
14 - A Razão dá-se a Quem Tem


Detalhe pertinente: esses pés na capa do disco são os pés do Arnaldo Antunes, quando nasceu =)

Motivado pelo lançamento do novo disco do Arnaldo Antunes (Iê Iê Iê), resolvi postar este disco que, para mim, é o melhor dele.
Sou fanzaço do Arnaldo desde os tempos remotos do "Silêncio" até chegar agora no velho e bom Iê Iê Iê... gosto muito mais das coisas malucas dele do que as coisinhas bonitinhas (os dois últimos discos do Arnaldo eu achei bastante monótonos, por ser só voz e violões).
Este disco acima é uma mescla de tudo isso. Tem as maluquices convencionais, como "Elizabete no Chuí" e "A Razão dá-se a Quem Tem" (esta última uma releitura do crássico de Noel Rosa.
O disco começa bem bobinho, com "Saiba", depois vem uma das melhores músicas dele (Pedido de Casamento), seguindo de "Cachimbo" (foderástica por sinal), e dai descamba num mundo bem abstrato, passeando pela forma única de parafrasear que o Arnaldo tem.
Tem as sempre presentes parcerias com Carlinhos Brown, Marisa Monte, Dadi (um dos melhores baixistas brasileiro da época de 70, foi quem gravou o
Acabou Chorare dos Novos Baianos) e a participação não mais especial mas fundamental do Edgar Scandurra.
Disco foda, cara foda... e agora em Outubro já me preparo pra assistir mais um(s) show(s) dele.

Deste disco citado, indico "Cachimbo". Poderia indicar outras, porém são muito mais pessoais ;)


Sou a madeira que sempre fico na beira
Perfume de sarro e cera que dança no seu beicinho
É evidente que sou preso pelos dentes
Chaminé dos inocentes
embebedo de mancinho
Sou pau de boca de saci amajistrado,

desejado e adorado,
alimentado pelo fumo
Mata cachorro bem capacho distraído
carimbado e mau vestido
que eu num sei qual e meu rumo
Sou a birita mescla de cachaça e mel,

cabeça seca pelo céu pela chama do atrito
No meu fornilho se deita qualquer tabaco

a chupada me faz fraco
sou um verdadeiro pito
Seu pensador vê se decifra para mim

eu já passei por tanto horror
porque é que não morri?
Será que é só pra manter o combinado
que pra ter um chupador ter que nascer um já chupado?

Tá assustado?

0 comentários:

Site Meter