50 Discos - Reconhece a queda e não desanima - 28/50




Cada Vez Melhor - Noite Ilustrada
Ano de Lançamento : 1986
Gênero : Samba / MPB

==============================================
Track List:
01 - Pot-pourri de Noite Ilustrada: • Toalha de mesa • Pedrinhas de cor • Idade de fazer bobagem • Marina• Balada nº 7 • O neguinho e a senhorita • Volta por cima
02 - Água bebida
03 - Samba do amigo
04 - Mariazinha Nazaré
05 - Menor abandonado
06 - Minha rainha
07 - Como eu era importante ao lado dela
08 - Pot-pourri de Nelson Cavaquinho: • Palhaço • Degraus da vida • Rugas• Notícia• Folhas caídas • Luz negra • A flor e o espinho • Quando eu me chamar saudade


Como citei em posts abaixo, estou atualmente lendo "A História Sexual da MPB". Esse disco conta em ordem cronológica artistas, músicas e factos interessantes sobre nossa música.
E dentre estes factos, o Noite Ilustrada foi citado. Não pude deixar deixar de lembrar desse disco acima, que foi presença marcante na minha infância.
Meu pai comprou esse disco logo após o lançamento (86) e rolava em toda festa em casa, e mesmo aos finais de semana. Confesso que enchia o saco ouvir a mesma coisa sempre, mas pra um menino que estava prestes a se tornar um músico, creio que esse lance foi extremamente importante para uma ótima formação musical da minha pessoa.
Esse disco abre com o melhor pout-pourri de todos os tempos... cada música conta uma história diferente, mas marcante.
Continuando o disco temos pérolas de Noel Rosa, Edvaldo Gouveia, Rita Ribeiro, Guilherme de Brito, Paulo Vanzolini, Nelson Cavaquinho, dentre outros desconhecidos para a grande maioria do povo brasileiro, mas imprescindíveis na música popular brasileira e, acima de tudo, no samba.
Bem, o nome do cara não é Noite Ilustrada (óbvio), é Mário Sousa Marques Filho, e morreu em 2003 de câncer no pulmão.
Abaixo, segue a pérola desse cara.

Jurei não amar ninguém, mas você veio chegando
e eu fui chegando também
Daí, teu olhar no meu olhar,
Depois, tua mão na minha mão...
Na toalha de mesa de um bar você desenhou um coração
Quem ama fica cego e nada vê
escuta mil verdades mas não crê
Vê na pessoa amada a imagem pura da bondade,
embora seja imagem da maldade.
Eu vi mil qualidades em você
Mas hoje, felizmente, sei por quê
é que eu estava cego,
estava sim, não nego
cego de amores por você

Ela tem 18 anos
eu vou fazer 56
Carrego os meus desenganos,
e ela sonha em ser feliz, imaginem vocês.
Isso pode ser amor,
Mas pode ser também tudo ilusão, tudo miragem.
Ela está no período sonhador
E eu na idade de fazer bobagem.

Tá ai, o samba que você pediu Marina, tá ai
Eu fiz tudo e você desistiu, Marina, tá ai
Todo amor, toda a minha afeição
E você vai me matando pouco a pouco de paixão.
Saudade, amor, paixão não se controla
Meu bem, meu amor Marina, e a outro Marina vive dando bola
Não é possível eu viver assim:
Marina, você é o princípio do meu fim.

Sua ilusão entra em campo num estádio vazio
Uma torcida de sonhos aplauda, talvez.
O velho atleta recorda as jogadas felizes,
mata a saudade no peito, driblando a emoção.
Hoje outros craques repetem as suas jogadas
Ainda na rede balança seu último gol.
Mas pela vida, impedido, parou.
E para sempre o jogo acabou:
suas pernas cansadas correram pro nada
E o time do tempo ganhou.

O Neguinho gostou da filha da Madame
Que nós tratamos de sinhá
Senhorita também gostou do Neguinho
mas o Neguinho não tem dinheiro pra gastar
A Madame tem preconceito de cor
não pode evitar esse amor.
Senhorita foi morar lá na Colina
com o Neguinho que é compositor

Chorei,
Não procurei esconder, todos viram...
Fingiram,
Pena de mim, não precisava
Ali onde eu chorei qualquer um chorava!
Dar a volta por cima que eu dei, quero ver quem dava.
Um homem de moral não fica no chão, nem quer que mulher lhe venha dar a mão
Reconhece a queda e não desanima:
Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima!

1 comentários:

Unknown disse...

EU TENHO A INFORMAR QUE ESSE ARTISTA TEVE INFLUENCIA NA MINHA VIDA DESDE A INFANCIA,AMO DE PAIXAO.SOU PROFESSORA E USO AS LETRAS DAS MUSICAS DE NOITE LUSTRADA PARA ELABORAR AULAS...

Site Meter