Muitos temores nascem do cansaço e da solidão

Frase perfeita para os dias de hoje. Depois de tantos anos, muita coisa fica clara para mim.


Disciplina é liberdade

Ser disciplinado significa em um amplo contexto seguir regras. Algumas regras aprendemos quando pequenos, como por exemplo respeitar os mais velhos, pedir licença para passar dentre outras coisas
Quando você se disciplina com sua vida, você não tem como fugir de algumas regras. Como lidar com o próximo? como entender o próximo? como se comportar diante de diversas situações onde temos uma segunda pessoa como parte importante de uma determinada situação?

A resposta está na liberdade.

Sua disciplina de vida de nada tem haver com o que o próximo faz ou deixa de fazer. Suas regras são SUAS, logo, aprenda a lidar com elas.. ou jogue-as pela janela.
Pra quê uma vida toda regrada sendo que seus amores estão por ai, á toa, cansados de suas regras? Seu amores querem liberdade, querem o ar de uma tarde de domingo de sol, querem errar para aprender, querem sentir o gosto do azedo, querem chorar á vontade, querer fazer voltar um passado que nunca mais é deles, porém precisam da certeza disso e mais uma série de sentimentos e sensações que SÓ ELES podem sentir.


Compaixão é fortaleza

O que é compaixão mesmo?
Usemos a fonte de pesquisa menos confiável da internet:

Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão freqüentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outra pessoa, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia por outra pessoa. A compaixão é freqüentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece.
(...) Atos de caridade que busquem principalmente conceder benefícios em vez de aliviar a dor e o sofrimento existentes, são mais corretamente classificados como atos de altruísmo, embora, neste sentido, a compaixão possa ser vista como um subconjunto do altruísmo, sendo definida como o tipo de comportamento que busca beneficiar os outros minorando o sofrimento deles.

Wikipédia



Senti isso na pele, e foi ótimo.
E o porquê da fortaleza?
Muitas vezes precisamos passar por cima de nós mesmos para entender certas coisas. Compreender o sentimento do outro pode até ser fácil, porém aceitar é tarefa difícil.
Pois bem... ontem compreendi e aceitei o sentimento do outro. E tenho uma compaixão desmedida por essa pessoa.



Ter bondade é ter coragem

Podemos colocar dentro do termo "compaixão" a palavra "bondade", pois quem ajuda o outro em busca de minimizar seu sofrimento se mostra uma pessoa de bom coração.
Mas... e se o alívio desta pessoa for algo que possa te machucar profundamente?
É preciso coragem.
Este blog sempre martela na tecla "mude". Para mudar, é preciso coragem (nunca se esquecendo de que a direção é mais importante do que a velocidade). Ontem realmente me surpreendi com minhas reações após o tal papo treme-terra. Parecia que eu estava em outro mundo há pelo menos 10 anos e, como de súbito, caía na Terra e sentia novamente uma leveza ao estender a mão á quem precisa, INDEPENDENDO do que esteja envolvido.
Me sinto assim: leve.

Engraçado entender que após 7 anos o "mude" realmente está agindo em mim. Acredito que seja por conta da direção, pois sempre quis mudanças bruscas e me esquecia do "pra onde ir".


"OU VOCÊ SE SALVA OU VOCÊ SE FODE"

0 comentários:

Site Meter