Discos - "Fica o dito e redito por não dito, é difícil dizer que inda é bonito cantar o que me restou de ti..." 33/50



Elis e Tom - Elis Regina e Tom Jobim
Ano de lançamento: 1974
Gênero: MPB

=======================================================
Track List:

1 - Águas de Março
2 - Pois É
3 - Só Tinha de Ser Com Você
4 - Modinha
5 - Triste
6 - Corcovado
7 - Que Tinha de Ser
8 - Retrato Em Branco E Preto
9 - Brigas, Nunca Mais
10- Por Toda A Minha Vida
11- Fotografia
12- Soneto de Separação
13- Chovendo Na Roseiea
14- Inútil Paisagem
15- Fotografia*
16- Bonita*

*- As duas últimas faixas são faixas bônus que foram lançadas somente na remasterização em CD e DVD-Áudio de 2004.



Mas que disco triste eu fui escolher!
Mas não fui eu quem escolheu ele - ele que me escolheu.
Boa parte dos discos da minha lista fizeram parte de um trabalho feito pelo Sesc SP, o Disco de Ouro, entre 2005 e 2006. Ao longo de 2005 o Sesc Pompéia realizou shows memoráveis, com êxito de público, dentro do projeto Disco de Ouro. A idéia era reunir vários artistas para revisar álbuns históricos, escolhidos por 12 críticos. Os mais votados foram Tropicália (vários artistas), Acabou Chorare (Novos Baianos), Elis & Tom, Canção do Amor Demais (Elizeth Cardoso), Samba Esquema Novo (Jorge Ben) e Da Lama ao Caos (Chico Science e Nação Zumbi).
Histórias a parte, eu tive o privilégio de aocmpanhar os shows de todos estes discos, reproduzidos por diversos artistas (um dia eu escrevo detalhes sobre esses shows, uma época pra nunca ser esquecida).
Voltando ao tema, João Bosco, Jussara Silveira e Ângela Maria refizeram esse disco num show incrível. Sai do Sesc com a nítida sensação de que não conhecia praticamente nada da obra dos dois ícones que o lançaram originalmente em 74. Dai fui buscar maiores informações...
Ao ouvir, realmente não tem como pensar "que fossa!".. e realmente um disco muito triste, porém belíssimo.
Todos conhecem a grande maioria desse disco... "Águas de Março", "Só Tinha de Ser com Você", "Corcovado" e mais uma porção de pérolas estão juntas na voz arrasa-quarteirão de Elis e nos dedos mágicos de Jobim.
Desde ontem venho ouvindo este disco... as músicas, mesmo tristes, remetem coisas boas (ainda bem!) e destaco a canção abaixo:


Olha está chovendo na roseira
Que só dá rosa mas não cheira
A frescura das gotas úmidas
Que é de Luisa
Que é de Paulinho
Que é de João
Que é de ninguém

Pétalas de rosa carregadas pelo vento
Um amor tão puro carregou meu pensamento

Olha um tico-tico mora ao lado
E passeando no molhado
Adivinhou a primavera

Olha que chuva boa prazenteira
Que vem molhar minha roseira
Chuva boa criadeira
Que molha a terra
Que enche o rio
Que limpa o céu
Que trás o azul

Olha o jasmineiro está florido
E o riachinho de água esperta
Se lança em vasto rio de águas calmas

Ah, você é de ninguém
Ah, você é de ninguém

(Chovendo na Roseira - Tom Jobim)


Obs.: O sub-título deste post é "...o amor que chegou para dar o que NINGUÉM deu pra você"

0 comentários:

Site Meter