Discos - "Virou fumaça, já era.. só ficou a ponta do dedo amarela" - 34/50



Eu Tiro é Onda - Marcelo D2
Ano de Lançamento: 1997
Gênero: Hip-Hop


========================================================
Track List:

1. Intro
2. 1967
3. Sessão
4. Eu tiro é onda
5. Mantenha o Respeito 2
6. Samba de Primeira
7. Fazendo efeito
8. O Império contra-ataca
9. Espancando o macaco
10. Eu tive um sonho
11. Encontro com Nogueira
12. Batucada
13. Baseado em Fatos Reais



Quem lê o título desse post deve achar que eu sou o maior maconheiro, não? hehehe.
Ouvi esse disco na época do lançamento e achei simplesmente fantástico. Batidas simples, secas, pesadas, indo direto ao assunto. O tema da cannabis ainda corria muito tanto no Planet Hemp como nos noticiários. e nesse disco não é novidade. Destacando a um trecho de "Sessão", podemos ver que o lance era pesado na época:

"...Bagulho já tá dixavado, então é melhor ir apertando
Procuro a seda.. ham.. tem uma smoking aqui, essa é da boa, não aguento mais colomi (...)
Pronto, tá apertado! já acendi, a coisa é boa então passo pro lado...
seguro na pressão.. isso aqui é papo de sangue-bom... virou fumaça, já era, só ficou a ponta do dedo amarela!
Brincando com as palavras no meio de uma sessão, queimando um pouco de neurônios, tem nada não! (x6)"

(o verde é proposital! rs)


Voltando ao foco, pra mim essa foi a melhor época do trabalho solo do D2. O disco mais recente ("A Arte do Barulho") até tem ótimas intenções, mas pra mim deixou a desejar. O segundo ("Á Procura da Batida Perfeita") ainda coloca bons samplers e letras menos pesadas, porém ali já havia perdido o lance do hip-hop pesado e ele descobriu o "hip-hop com samba" (que eu gosto também, mas tem menos força que o mais puro hip-hop convencional). Além do fato dele ter lançado o acústico só com 2 discos solos lançados... vai entender, né? ($$$)
Destaco Batucada" (com um coral perfeito cantando "Na Batucada dos Nossos Tantãs), "Mantenha o Respeito 2", "Eu Tive um Sonho" (releituira de um clássico do Thayde e DJ Hum), "Fazendo Efeito" (é isso ai, Tim Maia Racional!!) e "Samba de Primeira".

0 comentários:

Site Meter