Ipodo!

A coisa mais importante a ser lembrada quando falamos em criar um podcast é que não existe maneira certa ou errada de se produzir os programas. O que existe são maneiras que funcionam melhor para cada pessoa, de acordo com suas necessidades e conhecimentos de informática. É muito provável que, como no mundo dos blogs, em pouco tempo existam ferramentas prontas que farão todo o serviço de captura de aúdio e mixagem de som, deixando para o podcaster apenas a tarefa de criar um bom programa.

O primeiro passo é ter um microfone conectado ao micro e um fone de ouvido, para que não ocorra eco. Quem está usando um Mac para gravar seu podcast pode usar o microfone embutido em grande parte dos modelos e conseguir uma qualidade de som aceitável. Para os PCs, vale a regra de que a qualidade do áudio será diretamente proporcional à qualidade do microfone, ou seja, quanto melhor o microfone melhor será a qualidade da gravação.
No Mac, a melhor opção para gravar um podcast é usar o GarageBand, parte do pacote de software comercializado como iLife (que terá uma atualização disponível nos EUA a partir do dia 22 de janeiro, e no Brasil dentro de alguns meses). Antes de começar a gravar, verifique nas Preferências do Sistema o volume do microfone, para ter certeza de que a qualidade do áudio gravado será satisfatória. Para um podcast simples, com apenas uma pessoa falando e música de fundo o setup está completo. Quando você inicia o GarageBand, uma nova faixa com o Grand Piano é automaticamente inserida. Clique em Command+delete para apagar, e em option+Command+N para criar uma nova faixa. Selecione Real Instrument –> Vocals –> No Effects, utilizando o modo estéreo.


Após a gravação da voz, basta inserir as músicas desejadas e os efeitos especiais como faixas (tracks) separadas, ajustar o volume para que a música não encubra a voz e pronto.

O próximo passo é exportar o arquivo para o iTunes, onde a próxima fase da produção irá acontecer. O GarageBand exporta para o iTunes no formato AIFF, que gera arquivos muito grandes para serem utilizados nos podcasts (um dia todos teremos banda larga, mas por enquanto ainda é importante levar o tempo de download em consideração). No iTunes, clique em Command+, para abrir as preferências do programa, e vá até a aba Importing para escolher a qualidade e o formato do arquivo a ser exportado. Para um podcast, em função do espaço, geralmente se utiliza o formato mp3 com 64kbps como qualidade. Desta maneira, o arquivo de áudio não fica com um tamanho exagerado e pode ser facilmente hospedado em seu servidor e baixado pela sua audiência

Para dar um ar melhor ao podcast, você pode adicionar imagens ao arquivo arrastando-as para a área onde ficam as capas de discos e colocar um nome no campo do Album, como, por exemplo, www.seusite.com.br. Com o arquivo pronto, basta enviar para seu servidor. Com esta parte pronta, o próximo passo é criar o arquivo RSS, sobre o qual vou falar após a criação do podcast na plataforma Windows.

Se você está utilizando o Windows, os programas mais utilizados para a criação dos podcasts são o Audacity e o All2wav, ambos disponíveis com a licença GNU, ou seja, sem custo. Ambos os programas resolvem o problema da captura de todo o áudio do computador, mas o All2wav é o mais simples de ser utilizado para a gravação, deixando o Audacity para a parte final de conversão do arquivo para o formato mp3.

O primeiro passo é iniciar o All2wav e escolher a opção Record sound from another application e clicar em Next. Na próxima janela, você deve escolher o nome para o arquivo a ser criando, colocando a extensão .wav depois do nome do arquivo, e selecionar a qualidade de gravação. Em função do espaço para o arquivo no servidos e da transferência para o usuário final, os podcasts não podem ser muito grandes. O melhor a fazer é gravar o áudio na melhor qualidade possível nesta fase, e controlar o tamanho final quando for exportar o arquivo usando o Audacity. Para começar a gravar imediatamente, é só clicar no botão Finish. Caso contrário, desmarque a caixa de seleção Record Now. A parte mais importante para a criação de um podcast é verificar no controle de áudio do computador a fonte de gravação. Para tanto, abra o painel de controle, clique em Sons e Dispositivos de Áudio, e selecione a aba Áudio. No item Gravação de Som, clique em volume e marque a caixa de seleção Stereo Mixer.
Vale lembrar que o programa vai gravar todo o som do computador, então o melhor a fazer é encerrar programas que geram alertas sonoros, como o Outlook Express e o MSN Messenger. Por outro lado, como o programa está capturando todo o áudio do computador, você pode enquanto grava utilizar seu player de áudio favorito para inserir músicas ou efeitos sonoros no podcast.


Com o áudio gravado, você deve então iniciar o programa Audacity. Nele, escolha File, Open, e selecione o arquivo de áudio gerado com o All2wav, onde está o podcast. Nesta fase você deve entrar selecionar nas preferências do programa (que podem ser encontradas em File, Preferences) a qualidade do arquivo mp3 final. A seleção é feita na aba File Formats, com a escolha da bit rate do arquivo mp3. Como já foi falado anteriormente, os podcasts normalmente utilizam 64kbps como qualidade do som, um bom compromisso entre qualidade e tamanho de arquivo. O passo final é exportar o arquivo para o diretório de sua escolha, clicando em File, Export as mp3, e selecionando o local. Este arquivo finalizado deve então ser colocado em um servidor na Internet, para que as pessoas possam baixar o podcast.
O que diferencia os podcasts dos blogs de áudio, como já foi falado, é a forma como o conteúdo é distribuido, utilizando o RSS 2.0. O arquivo RSS é extremamente simples, oferecendo algumas informações sobre o podcast e o arquivo a ser baixado pelo programa. Sua criação deve seguir algumas
regras básicas para que ele funcione e sirva como ponte entre seu arquivo de áudio e o agregador, o programa usado por seus ouvintes para baixar automaticamente seu podcast. Este é um exemplo de um arquivo RSS, que deve ser editado em um programa como o TextEdit no Mac ou no Bloco de Notas no Windows e salvo com um nome como meupodcast.xml. É só alterar os links para seu servidor e seu podcast. Clique aqui para baixar uma cópia do exemplo abaixo, que você pode então modificar para seu próprio podcast. Note que para cada podcast adicionado, você deve repetir tudo entre as tags e , alterando os dados para o outro podcast.

Para finalizar o podcast e poder avisar a todos sobre seu novo programa, envie para seu servidor, seguindo a estrutura de diretórios utilizada no arquivo xml, com seu programa de FTP favorito. Com tudo isso feito, é só verificar se tudo está funcionando com um programa próprio para baixar os podcasts, que pode ser encontrado para diversas plataformas no site iPodder.org, que também tem uma lista de diversos podcasts para você ouvir quando não estiver ocupado criando seus programas.

Como baixar os podcasts

De nada adianta uma rádio sem audiência, e o mesmo serve para os podcasts. Para que as pessoas possam escutar seu podcast (ou qualquer um dos quase 4000 disponíveis atualmente), elas precisam de um programa especial. O programa mais usado é o iPodder, que possui versões para Mac e PC e é distribuído gratuitamente. Após a instalação do programa, você deve adicionar o feed (o endereço do arquivo xml que foi criado) ao programa, que automaticamente irá baixar o podcast e adicionar ao player favorito, criando uma playlist com o nome do podcast adicionado.


Porquê tudo isso?

gredzpod.mypodcast.com (em construção!)

3 comentários:

Anônimo disse...

This podcast doesn't exist anymore. It's either moved or deleted.

Anônimo disse...

hihihihihihi

Raquel disse...

UEBAAA.. to na espera..

Site Meter