50 discos - bebeu água? tá com sede? toma marafo de Exu que passa! - 26/50/







Candombless - Carlinhos Brown
Ano de Lançamento: 2005
Gênero: Raiz/Nordeste (conforme site oficial, viu?)
============================================
Track List:

1 - Labará
2 - Orerê emafá
3 - Patuá
4 - Aguaxirê/Saleromi
5 - Xeré Jexé
6 - Kissangá
7 - Três coruna
8 - Ódemã
9. - Coiacoia
10 - Saudação a Oxossi
11 - Seleloá (Nave Isaura)
12 - Rei da Hungria



Ele é um babaca, eu sei.. mas eu gosto dele. (Vide Lelê)

Um dos caras mais incompreendidos da música populista brasileira.. e eu concordo com esse rótulo.
Lembro-me bem daquele domingo, 14 de Janeiro de 2001, em Jacarepaguá...
Todos nós esperando pelos shows do Rock in Rio III. Muita gente, calor, mas uma curtição incrível. Escalaram para aquele dia shows de Pato Fu, Ira! & Ultraje a rigor, Oasis e Guns ´N Roses, isso no palco principal.


E ele estava marcado também para o palco principal, chamado de "Palco Mundo".


OK... o público já começou a criticá-lo antes do show começar.. mas eu até fui percebendo algumas coisas interessantes do show, como toda a parte musical e percussiva que ele implantou no show.
O público até tava aguentando aquele calor, e pra nos ajudar a produção tinha instalado mangueiras gigantes de água pra refrescar o povo.
Dai esse idiota vem e fala, em alto e bom tom:


"Pára com essa mangueira de água pois está atrapalhando o meu show"


Mano... pra que?
A galera ficou enfurecida.... ele no palco parecia que estava toando só pra ele, pois só esnobava as reações dó público. Dai um grande espectador do show enviou-lhe uma garrafa de algo, atingindo ele em cheio na cabeça.
Ele, "nem ai", começou a nos provocar.. cantando o hino nacional, exaltando a parte "pátria amada, Brasil" e os caraio....


Começou a patifaria!
A gente tacou tudo o que podíamos nele... eu, inclusive, acertei um copo de água cheio de areia (motivo de êxtase geral da galera que estava ao lado da gente).
Ele resolveu descer e soltou a pérola dos anos 2000 (junto da galera do Sul ao gritar "Bin Laden!!! Bin Laden!!!!" durante o show do Malmsteen, enquanto ele tocava o hino nacional americano), falando algo do tipo:


"Podem jogar o que quiserem, eu sou inatingível"


Cara, a gente jogava as coisas com raiva!!!!!
Ok, falando do disco... rs
Esse disco é realmente muito bom, um ótimo apelo eletrônico dentro da religião do candomblé. Passa por rezas em yorubá e treme as bases ao sintetizar os toques dos atabaques, djembês, dununs e seja-lá-qual-mais-macumba-for.
Ele foi louvado ao criar junto dos nossos amigos perfeitos Marisa Monte e Arnaldo Antunes o projeto Tribalistas, mas eu sinceramente esperava muuuuuuuuuito mais dessa reunião. Pô, pra quem co-produziu discos como o Verde-Anil-Azul-Amarelo-Cordeabóbora-Rosa-combolinhascintilantes-Cianoblue, fazer um disco desse? tá, é bom.. mas nem chega aos pés de clássicos da MPB que ele esteve envorvido.
Ele é um gênio, mas um fio-da-puta mor. Não assista a um show dele, mas ouça este disco.
Recomendações? o disco todo é uma história, então vá no embalo.

1 comentários:

Ana ou Letícia disse...

Caraleo... ele come a filha da Marieta Severo, aquela que por acaso é do Sérgio Buarque de Holanda e sobrinha- neta do Aurélio Buarque de Holanda (simmm o do dicionário)....

Cara... ELE COME A FILHA DO CHICO BUARQUE!!!!!!!!

Por isso, e SÓ por isso, ele merece meu respeito tecnológico!

hahahahahahahahaha

Site Meter