50 discos - bebeu água? tá com sede? toma marafo de Exu que passa! - 26/50/







Candombless - Carlinhos Brown
Ano de Lançamento: 2005
Gênero: Raiz/Nordeste (conforme site oficial, viu?)
============================================
Track List:

1 - Labará
2 - Orerê emafá
3 - Patuá
4 - Aguaxirê/Saleromi
5 - Xeré Jexé
6 - Kissangá
7 - Três coruna
8 - Ódemã
9. - Coiacoia
10 - Saudação a Oxossi
11 - Seleloá (Nave Isaura)
12 - Rei da Hungria



Ele é um babaca, eu sei.. mas eu gosto dele. (Vide Lelê)

Um dos caras mais incompreendidos da música populista brasileira.. e eu concordo com esse rótulo.
Lembro-me bem daquele domingo, 14 de Janeiro de 2001, em Jacarepaguá...
Todos nós esperando pelos shows do Rock in Rio III. Muita gente, calor, mas uma curtição incrível. Escalaram para aquele dia shows de Pato Fu, Ira! & Ultraje a rigor, Oasis e Guns ´N Roses, isso no palco principal.


E ele estava marcado também para o palco principal, chamado de "Palco Mundo".


OK... o público já começou a criticá-lo antes do show começar.. mas eu até fui percebendo algumas coisas interessantes do show, como toda a parte musical e percussiva que ele implantou no show.
O público até tava aguentando aquele calor, e pra nos ajudar a produção tinha instalado mangueiras gigantes de água pra refrescar o povo.
Dai esse idiota vem e fala, em alto e bom tom:


"Pára com essa mangueira de água pois está atrapalhando o meu show"


Mano... pra que?
A galera ficou enfurecida.... ele no palco parecia que estava toando só pra ele, pois só esnobava as reações dó público. Dai um grande espectador do show enviou-lhe uma garrafa de algo, atingindo ele em cheio na cabeça.
Ele, "nem ai", começou a nos provocar.. cantando o hino nacional, exaltando a parte "pátria amada, Brasil" e os caraio....


Começou a patifaria!
A gente tacou tudo o que podíamos nele... eu, inclusive, acertei um copo de água cheio de areia (motivo de êxtase geral da galera que estava ao lado da gente).
Ele resolveu descer e soltou a pérola dos anos 2000 (junto da galera do Sul ao gritar "Bin Laden!!! Bin Laden!!!!" durante o show do Malmsteen, enquanto ele tocava o hino nacional americano), falando algo do tipo:


"Podem jogar o que quiserem, eu sou inatingível"


Cara, a gente jogava as coisas com raiva!!!!!
Ok, falando do disco... rs
Esse disco é realmente muito bom, um ótimo apelo eletrônico dentro da religião do candomblé. Passa por rezas em yorubá e treme as bases ao sintetizar os toques dos atabaques, djembês, dununs e seja-lá-qual-mais-macumba-for.
Ele foi louvado ao criar junto dos nossos amigos perfeitos Marisa Monte e Arnaldo Antunes o projeto Tribalistas, mas eu sinceramente esperava muuuuuuuuuito mais dessa reunião. Pô, pra quem co-produziu discos como o Verde-Anil-Azul-Amarelo-Cordeabóbora-Rosa-combolinhascintilantes-Cianoblue, fazer um disco desse? tá, é bom.. mas nem chega aos pés de clássicos da MPB que ele esteve envorvido.
Ele é um gênio, mas um fio-da-puta mor. Não assista a um show dele, mas ouça este disco.
Recomendações? o disco todo é uma história, então vá no embalo.

Foi sem querer!

O post abaixo não tem nada haver com o dia de amanhã.

E que dia é amanhã?

Para leigos



Estudem.

O que faz "sentido" a você?


Coisas com ou sem sentido... a pauta do dia!


Uma daquelas perguntas que a humanidade vai ter que engolir sem resposta é: Qual o sentido da vida?
Amor?

E em qual sentido nós caminhamos?
Morte?


Quando você se depara com algo sem sentido, qual sua reação?

Aqui neste blog, coisas sem sentido são comentadas pelos velhos e sempre presentes Caspers.
Pessoas sem luz, como diria a Nalu.
Pessoas "#$%¨&#$%*(¨&¨%" como diria a Jan
Pessoas... pessoas sem ter o que fazer, como diria a Lelê.

Já eu digo que são pessoas.... hmmmm....

É, são pessoas (post original censurado por mim mesmo)

(e eu dou o maior ibope, hehehe)

Pra se guardar (update in progress)



Update 1.0 in 07/21/08 - 00:14


É engraçado essas datas inventadas não-sei-por-quem.
Hoje por exemplo, o estrogonóficamente digníssimo DIA DO AMIGO.



Mano, você tem amigos de verdade?
Se sim, então porque SÓ HOJE vc demonstra essa amizade?
O orkut hj está bombardeado de homenagens ao amigos... porra, amigo de orkut?


Segundo o dicionário mineiro (Houaiss):


Acepções■ adjetivo 1 que ama, que demonstra afeto, amizade; afeiçoado Ex.: 2 em que há amizade, benevolência; amical Ex.: 3 cuja expectativa é favorável; benigno, propício Ex.: ocasião a. ■ adjetivo e substantivo masculino 4 que ou aquele que é ligado a outro(s) por laços de amizade Ex.: 5 que ou aquele que nutre admiração (por alguém ou algo); apreciador, amante Ex.: 6 que ou o que ampara, defende Ex.: 7 que ou o que mantém relações amistosas com outro(s) [diz-se esp. de povo, nação, país]; aliado Ex.: ■ substantivo masculino 8 Uso: informal. amante, amásio Ex.: aquele é o a. da dançarina 9 Uso: informal. partidário de alguém ou de alguma causa; simpatizante Ex.: a. da ecologia 10 Uso: informal. pessoa que é dada a algum hábito ou vício Ex.: 11 Uso: informal. us. como interlocutório pessoal Ex.: ô a., sabe onde fica a escola? 12 Regionalismo: Portugal. indivíduo com quem se tem amizade, companheirismo; camarada






Agora, comparemos com o significado de colega:



Acepções■ substantivo de dois gêneros 1 pessoa que, em relação a outra(s), pertence à mesma corporação, comunidade, profissão etc. 2 companheiro de estudos Etimologialat. colléga,ae 'companheiro no mesmo ofício, camarada, confrade, co-herdeiro, companheiro de escravatura, membro de uma corporação, colega'; ver leg(a)-; f.hist. 1650 colega, 1670 collega - Coletivos: colégio





Então, vc tem amigos ou colegas?

Eu tenho um monte de gente que se entitula um puta amigo, e realmente são.
Colegas então? caraleo, tenho um monte mesmo. Aqui no trampo, ao menos uns 20... no Bloco de Pedra, uns 100, 200 (e cada vez aumentando mais)...



Amigos?
Hmmmm....



Bom, lembro-me que falei pra Jan há um bom tempo que, em relação á homens, só o Lelo poderia chegar ao posto de melhor amigo. E realmente, ele está ali, no páreo. Temos uma cumplicidade difícil nesses tempos, principalmente se tratando do mundo insano do batuque paulista.

Pensei numa lista de grandes colegas.. mas acho que seria injusto esquecer alguém...
Vou tentar, pronto! E vou atualizando conforme for lembrando.



Jair, Guga, , Mandarke, Márcio, Pedrinho, Jota, Pepe, Felipão, Fernando (caixeiro), P.R., Mário, Ernani, Guilherme, Felipe (Quiloa), Limão, Araká, Cris Ferreira, Rafa , Kléder, Leandro, Alex, Assis, Filipe, Aurélio, Silvinho, Rafa Alberico, Rodrigo Oliveira (hoje, Rodrigo Mendes), Rodrigo Cavalca, Samu, Gabriel, Pete e por ai vai... (update in progress)




Muitos dos listados aqui são presentes até hoje, alguns diariamente, outros uma vez por semana ,outros tantos só pelo orkut, mas já criamos um bom laço de companheirismo e algo ainda nos une (no geral, a música ou trampos anteriores).



Muieres...
Hmmmmm......



O posto de "melhor amigo" é dedicado á elas.
Abaixo, as inoxidáveis colegas:


Dreds Dri, Vick, Cris, Maria Carolina (eterna irmã das almas), Taty Romano, Marianne (R.I.P.), Jan, Lelê, Michelly, Nana (CTBA), Lu Negrette (apesar das brigas tolas que ela insistiu em dizer que eu q exagerei, mas blz), Angelita, Jororô, Van, Paty, Robertinha, Chrisinha, Bru Del Valle, Nany (Microsoft), Grasi (mesmo não me amando mais, é uma pessoa rélpis), Van Arriero, Rê Braga (minha indiazinha predileta), Nalu, Alê Ortega e aos chatonas (elas sabem quem são), Alexandra, Vanessa, Fêfê (advogada), Ju Grosz, e por ai vai... (update in progress).
É óbvio que eu esqueci uma galera ai, mas é que eu fiquei pensando o dia todo nisso.

Feliz dia 20/07, e que ano que vem você realmente só mande mensagens de "dia do amigo" a quem mereça.

50 discos: Cilibrina pra lá, Cilibrina pra cá.. - 25/50




Arnaldo Baptista - Lóki?
Ano de Lançamento: 1974
Gênero: MPB

===========================================================
Track List:


1 - Será Que Eu Vou Virar Bolor?
2- Uma Pessoa Só
3 - Não Estou Nem Aí
4 - Vou Me Afundar Na Lingerie

5 - Honky Tonky (Patrulha do Espaço)
6 - Cê Tá Pensando Que Eu Sou Loki?
7 - Desculpe
8 - Navegar de Novo
9 - Te Amo Podes Crer
10 - É Fácil


Esse disco é peça fundamental no entendimento do porquê da separação dos Mutantes.
Mas antes de historinhas, o meu porquê dele estar aqui dentre os meus álbuns mais queridos... o fato é simples: este disco é simples!
O Arnaldo, no auge de suas loucuras, fez este disco como uma espécie de desabafo / pedido de desculpas pelo monte de merda que ele fez com a Rita Lee. Tanto que a canção "Desculpe" não tem esse nome á toa. Fora que, antes do refrão, ele solta a primeira letra do nome da Rita, e isso se transforma num grito... seria coincidência?
Aqui, Arnaldo não usou guitarras... em apena suma canção é usado um violão tocado por ele mesmo, onde em todas as outras canções é usado seu piano como base de tudo. Aqui também achamos um "reencontro" mutante na faixa "Uma Pessoa Só" (que entraria num frustrado disco dos Mutantes, não gravado, antes da saída da Rita.
Eles tinham um lance muito forte com esse papo de "uma pessoa só". Ao descobrirem LSD e ácidos em geral, ficavam tão forte na mesma sintonia que se sentiam todos em um, todos em uma pessoa só como dita a música.
Arnaldo e Rita ainda se reencontraram nesse disco, onde ela faz backing vocals na própria "Uma Pessoa Só". Sergío, seu irmão, não tem participação nesse disco.
O legal é que nesse disco o Arnaldo mesmo disse uma da spoucas inspirações melódicas dele foi o "Tábua de Esmeraldas" (citado pela Lelê) do nosso Salve-Jorge Ben. Mas é fa to ouvir o Lóki? e não achar NENHUMA ligação com esse disco!

Ficou mesmo a melancolia da separação da Rita, da destruição de seus sonhos mutantes e, anos mais tarde, uma tentativa de suicídio.
Quem não conhece esse cara, tá na hora (crusives tem um documentário dele em cartaz).
Músicas?

"Será Que Eu Vou Virar Bolor?", "Uma Pessoa Só ", "Vou Me Afundar Na Lingerie" e "Cê Tá Pensando Que Eu Sou Loki?"

Dias que virão.


TUDO é um misto de coisas boas e ruins, certo?


É, esse tudo ai acima frisa bem o que anda acontecendo. Coloquei no orkut a célebre frase "Eu não sei se: ou eu não sei de porra nenhuma, se estou sempre errado ou se tudo não passa de uma farsa e é uma Sessão da Tarde repetida."

E realmente ando me perguntando isso nesses dias recentes.

Eu estou tentando fazer algumas coisas diferentes do habitual. Tipo, comer mais verdura, beber menos cerveja (menos ainda, eu não sou de beber tanto) , sair mais (hoje por exemplo vou sair), buscar mais tranquilidade nas coisas que eu faço, levar mais de boa algumas coisas, dentre outras.

Estou com um espírito leve em relação á muito do que vem acontecendo. Isso vem já de alguns meses, mesmo com turbulências e vôos incertos, mas estou indo em frente.

Vindo pro trampo ouvi uma letra que diz um pouco do que estou passando:


"Não sei onde estou indo, só sei que estou no meu caminho.
Enquanto você me critica, eu tô no meu caminho.
Eu sou o que sou porque eu vivo da minha maneira...
Só sei que eu sinto que foi sempre assim minha vida inteira..."


É mais ou menos isso.

Não que eu não aprenda coisas novas e que esteja fechado para tal. Eu estou numa fase (e faz tempo) de cada vez mais prestar atenção á conselhos, dicas ou mesmo puxões de orelhas que uma seleta quantia de pessoas que me importam dizem pra mim.
A vida não está sendo tão poética como antigamente, mas isso não significa algo duro, rude, mas sim como algo real, sem vírgulas ou rimas.

Eu ando mais "eu", sabe?

Só que esse "mais eu" não é aquele lance de estar pouco se fodendo para os outros não. Importo sim com a paz ao meu redor e dos que me cercam. E talvez por isso, por essa preocupação em deixar as coisas bem eu venho aqui e escrevo posts como esse, sem necessidade alguma...

Vai entender?

"Escrever: tentar meticulosamente reter algo, causar que algo sobreviva; arrancar alguns pedaços precisos do vácuo à medida que ele cresce, deixar algures um sulco, um traço, uma marca ou alguns poucos sinais."







Licença poética

Morrendo de dor de cabeça e sem sono algum.



"Só tem uma coisa pior do que morrer:
— É viver pouco.
Por isso não quero mais morrer na cama.
Quando chegar o meu dia (e eu saberei quando chegar o meu dia), vou contratar o filho de um marceneiro judeu para fazer minha cruz. Terá que ser de madeira nobre, e mandarei pintá-la de preto. O suporte dos meus pés será prateado, no meio do mastro. Quero lindos cravos de ouro, perfumados, e uma tarde calma no sermão das montanhas. Um crepúsculo cor de abóbora, certamente. Mas, antes de ser pregado, tomarei uma taça de vinho vermelho ao som de Vangelis. "Sauvage et beau". E chamarei meus últimos dez amores para que passem óleo de amêndoas no meu corpo entusiasmado. Quero brilhar nesse ato final. Terei colares de pedras preciosas no pescoço, e na cabeça, coruscando, uma escandalosa coroa de flores do campo.

Estarei nu — e excitado, naturalmente. Quero sentir meu sangue descendo pela palma das minhas mãos, gota por gota, vazando pelo buraco dos pregos. Vou encher de gargalhadas os ouvidos delicados que puderem me ouvir, vou gritar o teu nome de Deus em vão. E me lembrarei dos pecados todos que deixei de cometer por absoluta falta de tempo.

Quando enfim chegar minha hora, vou olhar para vocês, imaginar um aceno, fazer um poema, lamber os meus lábios, pedir mais um copo de vinho — e que o vinho seja esfregado em minha boca com esponja de algodão. Quero que minha mãe me olhe sorrindo e me abençoe aos pés da cruz, e que meus irmãos, e meus amigos, e meus amores — que todos eles dancem, e que todos eles gritem em coro:
Só o Prazer nos livra da loucura!
Será assim que vou deixá-los, meus amores.
(Será assim!)
— Um dia, talvez, quem sabe.
Daqui uns duzentos anos..."

Edson Marques

50 Discos: e eu era um canalha juvenil...! 24/50


Raimundos - Raimundos
Ano de Lançamento: 1994
Gênero: Rock Nacional

=======================================================

Track List:

1 - Puteiro em João Pessoa
2 - Palhas Do Coqueiro
3 - MM's
4 - Minha Cunhada

5 - Rapante
6 - Carro Forte
7 - Nêga Jurema

8 - Deixei De Fumar (Cana Caiana)
9 - Cajueiro (Rio das Pedras)
10 - Be-a-bá
11 - Bicharada

12 - Marujo
13 - Cintura Fina

14 - Selim
15 - Puteiro Em João Pessoa 2
16 - Selim (acústico)







Uma das ótimas coisas que os 90´s nos deu!

Lembro até hoje. Eu, um garoto de meus (hmmmm) 18 anos ouvindo na falecida 89 FM o programa Grafite com o Bob Fernandes, e ele me lança "Selim".
Cara, como assim?
Se eu quando era pequeno, ao ouvir "Faroeste Caboclo" ficava com vergonha do "filho da puta, maconheiro sem vergonha" ou do "com o cú na mão", imagina ouvir uma canção que diz que quer ver o ânus da mina suar?
Não demorou muito e comprei esse CD. Já estavam nas rádios e na MTV "Nêga Jurema" e também 'Selim". ao ouvir esse disco, percebi que no era apenas uma banda que quis ser cover do Ramones, mas que tinha uma puta qualidade.
OK, as letras não ajudam muito, eu sei! mas pense numa poesia como esta:



"Da mulher eu faço carro forte,
Dos peitos faço o farol e do pentelho a instalação.
Do mijo dela eu fabrico a gasolina
Do cú faço a buzina ,e do pinguelo, freio de mão.
Do meu pau eu faço a manivela, toca na buceta dela e tira o carro do sertão..."


Só um bom poeteiro, concorda?

E essa?


"Quando o meu pinto se sentir um pouco frouxo,
Vou te botar de quatro ,ai por no seu roxo
Não! não é assim que se fode não!"

Apesar das letras escrachadas e da sugestiva alusão á maconha e á cocaína, esse disco rompeu parâmetros dos anos 80, citando com força e fúria que não é necessári oestar e mgrandes centros (SP / RJ) para se ter uma boa banda, original e diferente.
Sinto uma pitada de dor ao ouvir "Marujo" pois eles cantam:

"...e é por isso que os Raimundos nunca vai se acabar"

Acabou.

Por dinheiro, luxúria, brigas internas....
E todos nós perdemos (o Rodolfo perdeu muito mais!)

Consideração anual.

Há um ano, eu não me enganava, tá compreendido?
Agora, se alguém se acha ou achou enganado.. tá no direito.
Fazêuquê?

Sucesso a gente conquista, não vem empacotado (isso serve pra mim tb)


:D

É um menino tão sabido, ele quer modificar o mundo...


Se é filho do diabo,

Se me converteu ou me trouxe o pecado,

Se o bicho ainda entorta a minha coluna cervical,

Se é brazuka, se é gringo,

Se é poser, headbanger, skin, punk, emo, trass, white, melódico, gospel, rockabily

Se tem todos e mais alguns adjetivos,

Se é o que é há tantos anos,

Se me cala e me agita,

Se tem atitude, se cobra energia,

Se me encontro nele...



Não importa o que ele é. Importa é que ele existe.





Do it yourself

http://eternalmoonwalk.com/

Michael Jackson?



Isso explica.
Valeu, rapaz.

Aqui tem um bando de louco

50 Discos - E não há nenhuma outra hipótese que eu não considere mais... o que eu queria mesmo ser é a Cássia Eller - 23/50


Acústico MTV - Cássia Eller
Ano de Lançamento: 2000
Gênero: MPB
--------------------------------------------------------------------------------------

Track List:
1 - Non, Je Ne Regrette Rien
2 - Malandragem
3 - E.C.T.
4 - Vá Morar Com O Diabo
5 - Partido Alto
6 - 1º De Julho
7 - Luz Dos Olhos
8 - Todo Amor Que Houver Nessa Vida
9 - Queremos Saber
10 - Por Enquanto
11 - Relicário
12 - O Segundo Sol
13 - Nós
14 - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
15 - De Esquina
16 - Quando A Maré Encher
17 - Top Top



Sabe aquele evento que você nunca vai esquecer?
Sabe aquele presente que você ganhou quando criança e lembra até hoje?
Sabe aquele show... ah! AQUELE show?

Pois é. O Acústico MTV Cássia Eller foi pra mim tudo isso junto. Mas não apenas pelo CD / DVD, mas sim porque eu estive nos dois dias de gravação. Pra mim, esse disco deveria ser triplo.
Abaixo, 10 coisas que você deve saber sobre este acústico:

1 - O Herbert Vianna seria um dos convidados, porém por conta do acidente que matou a esposa dele e o deixou paraplégico não foi possível a participação dele na gravação (eles cantaria Mr. Scarecrow, limada por motivos óbvios);
2 - A Cássia Eller era super hiper baixinha e super hiper na dela. Foi a primeira vez que conversei com ela (de algumas outras tantas vezes);
3 - O Nando Reis definitivamente era o mentor espiritual/musical/patriarcal dela;
4 - Na gravação de "Vá Morar com o Diabo", foram cerca de 14 tentativas. A Cássia já estava cansada, estressada, e quase pediu arrego. Tanto que se você perceber, ao começar a música já começa com a galera aplaudindo e cantando junto e, ao final, pedem "mais um! mais um!" tirando uma com a cara dela;
5 - O baterista (João Vianna), é filho do Djavan (ao menos uma coisa boa ele fez nesse mundo);
6 - Fiquei com uma das palhetas que ela tocou os violões no acústico. Perdi essa palheta junto com minha carteira um ano depois, em BH;
7 - Em troca da palheta, dei para ela um CD do show dela no Rock In Rio III. Ela ficou super emocionada, e mostrou pra todos os músicos.
8 - Eu apareço de leve na gravação, durante a performance de "Por Enquanto" (A Jan que viu);
9 - Diz a lenda que o rostinho embaixo do braço da Cássia na capa do disco sou eu (e eu tb acho!!!)
10 - Eu chorei ao ouvir "Relicário". Ela não era conhecida por ninguém , só pelos fãs do Nando, numa versão totalmente maluca e introspectiva de seu segundo disco.

As melhores, pra mim, são as versões de "Por Enquanto", "Todo Amor que Houver Nessa Vida", "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band " e " De Esquina".
O disco todo é bom, pra mim é o melhor Acústico MTV já lançado.

Ah!

Ouça "1º de julho"!!!!

Acesse

http://daoxum.blogspot.com

E veja a lista da Lelê.

50 Discos - Eu vejo que aprendi o quanto te ensinei, e é nos teus braços que ele (?) vai saber - 22/50


A Tempestade (ou O Livro dos Dias) - Legião Urbana
Ano de Lançamento: 1996
Gênero: Rock Nacional

---------------------------------------------------------------------------
Track List:

1 - Natália
2 - Lav´ventura
3 - Música de Trabalho
4 - Longe do Meu Lado
5 - A Via Láctea
6 - Música Ambiente
7 - Aloha
8 - Soul Parsifal
9 - Dezesseis
10 - Mil Pedaços
11 - Leila
12 - 1º de Julho
13 - Esperando Por mim
14 - Quando Você Voltar
15 - O Livro dos Dias



Este disco é com certeza um dos mais deprês da música popular brasileira.
Esperávamos ansiosos por ele, pois os shows do disco Descobrimento do Brasil em 1994 não foram suficientes para poder segurar a molecada que começou a gostar de shows, e, ainda mais se tratando de Legião Urbana, fodeu!

Eu particularmente esperava muito pro esse disco. Lia as reportagens nas revistas e as entrevistas, onde eram dadas várias dicas sobre o novo disco. Inclusive, este disco seria o que o Renato tanto queria, um disco duplo que desde o Dois (1986) foi proibido pela gravadora.
Disco lançado, Disc-Man estourando os tímpanos.
Não vou citar aqui a morte dele, pois mereceria um post inteiro a isso.
Lembro que saiu "A Via Láctea" com osingle nas rádios. achei ela extremamente linda, super hiper melancólica (como não poderia deixar de ser, né?) e inclusive um comercial do disco foi vinculado nas TV´s, onde aparecia um prédio tocando a música "Dezesseis", como se os andares fossem alto-falantes.

É um dos discos mais tensos da Legião, mas é um dos que eu acho mais bonitos, mais sinceros. Ouvir "Longe do meu Lado" ainda causa náuseas e lembranças não muito interessantes. "A Via Láctea" emociona, "Soul Parsifal" encanta ,"Leila" cria uma atmosfera boa, amiga de verdade e "Dezesseis" é aquele bom e velho rock´n roll.

Mas este disco tem um motivo especial de estar aqui hoje.
"1º de Julho", que o Renato fez em homenagem á Cássia Eller quando estava grávida.
Site Meter