50 Discos: Jamaica/África-tupiniquim 1/50

Os Paralamas do Sucesso - Selvagem?
Ano de lançamento: 1986
Gênero: Pop Rock
----------------------------------------------------------------
Track List:
01 - Alagados
02 - Teerã
03 - A novidade
04 - Melô do Marinheiro
05 - Marujo (Dub/instrumental)
06 - Selvagem
07 - A Dama e o Vagabundo
08 - There´s a Party
09 - O Homem
10 - Você
11 - Teerã (Dub/instrumental)


Começo por este disco por uma questão muito importante: foi o primeiro LP a entrar na minha casa, quando eu tinha 8 anos de idade.
Meu irmão pediu de amigo secreto da escola o primeiro disco da Legião Urbana, mas a pessoa não acho ue comprou este (também, ela foi procurar disco na Mesbla! Pô, passava ali do lado do Museu do Disco e achava!)
Meu irmão ouvia quase todo dia esse disco, e eu, ali do lado, prestando atenção. Por ser muito menino, não podia mexer na vitrola e muito menos nas coisas dele, então esperava ele chegar e ir ouvir. Como de praxe, gostei mais da "Melô do Marinheiro" que tocava muito nas rádios e tem uma levada sutil, alegre, tranquila, bem pra dançar mesmo.

Ah, o cara da capa é irmão do Bi Ribeiro, baixista.

Mal eu sabia que este disco seria considerado uma espécie de atestado de maturidade da geração 80 do Rock Brasil. Conectou três matrizes importantes da música negra do (hoje falecido termo)Terceiro Mundo: Bahia, Jamaica e África. Abriu um leque de possibilidades e foi precursor da sonoridade que reinou nos anos 90.
Como o Herbert Vianna cita, “Selvagem é um marco em vários sentidos pelo fato de ele ter tido uma penetração, abrindo mercados, abrindo possibilidades de a gente expandir”. “Com o Selvagem a gente estava tentando nadar em cores nacionais. E ter um retorno tão forte pra gente significou “Uau! Que legal que tenhamos encontrado esse grau de sintonia"

Destaco desse disco as faixas Você (sim sim sim, Tim Maia na área), que é um belo d´um dub romântico, e a fúria contida na faixa-título Selvagem: guitarra distorcida, baixo linear e bateria rasgada.
Não ouviu ainda?
Tá esperaduquê?

1 comentários:

Carla Dórea Bartz disse...

Adoro Paralamas. E na época desta capa, eu tinha um amigo que era muito parecido com esta foto!!! Faça aí a sua lista que estou curiosa!
Obrigada pelo comentário no meu blog.
Abraços,

Carla

Site Meter