50 Discos: Se meu filho nem nasceu, eu ainda sou o filho, né? - 6/50

Vivendo e Não Aprendendo - Ira!

Ano de Lançamento: 1986

Gênero: Rock nacional

-----------------------------------------------------------

Track list:


01 - Envelheço na Cidade
02 - Casa de Papel
03 - Dias de Luta
04 - Tanto Quanto Eu
05 -Vitrine Viva
06 - Flores em Você
07 - Quinze Anos (Vivendo e Não Aprendendo)
08 - Nas Ruas
09 - Gritos na Multidão
10 - Pobre Paulista




Posts mais abaixo eu citei o Ira! e a relação de amor que nos cerca. E nada mais justo do que inserir este disco na lista dos 50 melhores.

Este foi o primeiro disco do Ira! a alcançar disco de ouro (quase 200 mil cópias vendidas), só perdendo para o Acústico MTV (2004). E convenhamos: vender quase 200 mil discos em uma época onde a televisão nos deixava burro, muito burro demais e a propaganda aparecia como algo que iria nos domesticar nos anos seguintes, é coisa pra herói. OK, tivemos o single de "Flores em Você"tocando na novela "O Outro", da Rede Globo, mas o disco em si chamou muito a atenção do público, tanto que o show de lançamento dele reuniu mais de 40 mil pessoas na Praça do Relógio (olha, a mesma que eu citei abaixo!) na USP.


Conheci esse disco já em formato de CD. Eu tinha comprado uma coletânea (Geração Pop) e já estava quase gastando de tanto ouvir. Dai comprei um onde vinham 2 discos em 1 (Série 2 é Demais), e nele veio o Mudança de Comportamento e o disco em questão.

Porra.. discaço!

O 'Vivendo..." tem um sotaque bem paulista. Ao ouvir "Nas Ruas", o Edgard cita "...ponho o meu capote e está tudo bem..." e o próprio Edgard fala que naquela época podia estar o maior sol que os jovens colocavam suas jaquetas (capotes) e saiam pela noite.
Pra mim, nada como ouvir "Dias de Luta", "Vitrine Viva" e "Tanto Quanto Eu"... liberta, sabe? "Casa de Papel" também (e o Edgard sempre falando do Daniel).

Finalizo este disco com um grito:


"Correu o bairro afora
Não seguiu nenhum conselho
Amigos o acalmavam, porém era tudo em vão
Foi tudo por perdido, mas a honra fala alto:
Correu o bairro afora, não deu ouvidos á razão!"

0 comentários:

Site Meter