50 Discos: No meio do véu do rodopio eu pude, então, nos ver!... 5/20

Zunido da Mata - Renata Rosa
Ano: 2004
Gênero: Cultura Popular
---------------------------------------------------------------
Track List:

1. Corta O Pau
2. Mucunã
3. Sereia
4. Me Leva
5. Rosa
6. Lá Em São Paulo
7. Brilhantina
8. Pimenta Com Pitú
9. Piau
10. Pavão
11. Zunido Da Mata
12. Assentei Praça
13. Serrador
14. Ô Palmeira [Faixa Bonus]



Estava eu na Praça do Relógio (USP) fazendo uma oficina de côco, quando a Carol me mostrou este CD.
Nós já cantarolávamos alguns versos de "Brilhantina", mas eu imaginava que era uma daquelas coisas que você ouve da boca de alguém e não sabe exatamente daonde veio. Indo embora ,a Carol começou a comentar desse CD, e eu pedi que ela gravasse pra mim. No outro dia, nos encontramos e assi mque ela me repassou o CD coloquei no meu Disc-Man e fui ouvindo...
Ali, mal eu sabia mas minha vida percussiva entrava em uma nova fase.
Este CD tem algo que ainda não vi em nenhuma obra de cultura popular: simplicidade com sofisticação.
Ouvir os côcos e saber identificar exatamente todas as linhas, tanto de bombo como de pandeiro, assim como os ganzás, caxixis e maracás... fora a rabeca, simples mas direta. Quando percebi, já estava pirado.
Dia 17/05/2005 foi o primeiro show que assistimos da Renata, no Itaú Cultural. A Carol chorou o show inteiro, eu cantei o show (quase) inteiro, pq no meio ela lança aqueles cantos que ela aprendeu lá no Norte e não fazem parte do disco. Saímos do show e ,em casa, percebi que n]ao havia uma comunidade dela no orkut. Fui lá e criei :D
Ela é paulista mas fez um trabalho por longos anos com as lavadeiras do nordeste. Conheceu mestres de rabeca, cantadores e batuqueiros diversos, e hoje é referência lá fora (principalmente França) de cultura popular brasileira.
Hoje tenho o prazer de poder ir aos shows da Renata e conversarmos, pois ela agradece bastante a ajuda que a gente dá lá na comuna. E por conta dessa moça eu arranho uma rabeca véia!
Indicar apenas poucas canções é difícil.. então, ouça "Sereia" (ponto de umbanda adaptado) e "Piau".

1 comentários:

Janaina Caetano disse...

Vc sabe q não sou nada expert em música, mas essa mulher ... adoro!

Site Meter