50 discos: Minha fé é minha cultura - 13/50



Lado B Lado A - O Rappa
Ano de Lançamento: 1999
Gênero: dizem que é Rock / Reggae (!!!)
-------------------------------------------------------------------------------

Track List:

1 - Tribunal De Rua
2 - Me Deixa
3 - Cristo E Oxalá
4 - O Que Sobrou Do Céu
5 - Se Não Avisar o Bicho Pega
6 - Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)
7 - Lado B Lado A
8 - Favela
9 - Homem Amarelo
10 - Nó De Fumaça
11 - A Todas As Comunidades Do Engenho Novo
12 - Na Palma Da Mão




A década de 90 merecia uma banda como essa e, principalmente, um disco como esse.
Cara, nem parece que foi lançado há 10 anos. É muito atual, parece que a cada dia fica mais intenso, mais verdadeiro, mais "a gente".
Sempre achei O Rappa meio enjoativo por conta da pegada reggae deles (apesar que o primeiro disco deles, mesmo sendo dub, eh do caralho), mas mesm oasism gostava de algumas canções não conhecidas, como "Tumulto" (do Rappa Mundi) e "Candidato Caô Caô" do primeiro disco.
Dai eu bem feliz tive referência desse disco pelo "Instinto Coletivo", disco duplo ao vivo com 4 músicas em estúdio. Ao ouvir "O Cristo e Oxalá", me senti como cita a música:

"...O Cristo partiu do alto do morro que nós somos
Rodeado de helicópteros que caçavam marginais
A mostrar mais uma vez o seu lado heróico
Se transformand oem Oxalá, vice-versa ,tanto faz
A rodar todo de branco na mais linda procissão
Abençoando a fuga numa nova direção
Minha fé é meu jogo de cintura
Minha fé..."

Foi foda.

Caçei e comprei esse disco, juntos dos dois primeiros, e me deparei com uma das melhores bandas novas da geração 90´s.´
Assisti alguns shows d´O Rappa, mas o que mais me emocionou foi ver o Yuka entrando de cadeira de rodas cantando "Tribunal de Rua"
Sem vergonha de ser feliz ,lágrimas de quase todos na platéia escorreram, mas num sentido de vida, de luta, de coragem, de entender que a música é mais forte do que qualquer coisa, e principalmente de não esquecermos que moramos sim naquele país racista, violento e mesquinho.
Mas eu amo o Brasil, tá?

Poderia citar aqui trechos de todas as músicas ,ams deixo apenas a citada acima. Estoure seus tímpanos ouvindo "Se não avisar o bicho pega", e "Á todas as comunidades do Engenho Novo".
Disco importante pro cenário musical brasileiro e pra felicidade do meu Iphone :D

0 comentários:

Site Meter