50 discos - Eu quero ser jogador de futebol! - 11/50



África Brasil - Jorge Ben
Ano de Lançamento: 1976
Gênero: MPB / Samba-Rock


-----------------------------------------------------------


Track List:


1- Ponta de Lança Africano (Umbabarauma)
2- Hermes Trimegisto Escreveu
3- O Filósofo
4- Meus Filhos, Meu Tesouro
5- O Plebeu
6- Taj Mahal
7- Xica da Silva
8- A História de Jorge
9- Camisa 10 da Gávea
10- Cavaleiro Do Cavalo Imaculado
11- África Brasil (Zumbi)






É bem difícil pra mim selecionar apenas uma obra do Jorge que seja especial.


Comecei com ele pelo master Samba Esquema Novo, e adentrei ao mundo Beniano com classe.
Muitos falavam do "África Brasil" disco, blablabla e mais blablabla. Dai nosso mestre maior Charles Gavin fez uma tiragem limitada de super discos da MPB. E esse estava na lista.
Assim que comprei coloquei no disc-man e fui ouvindo, da Galeria do Rock até em casa....


Ali, entendi o lance!


É, segundo os entendedores do assunto, o primeiro disco de samba rock legitimamente brasileiro. E você sabe quem apresentou a guitarra ao Ben? Fou um maluco chamado Luiz Wagner (que discos depois foi homenageado com a música "Luiz Wagner guitarreiro"). Tanto que, depois desse disco, o Ben só foi tocar violão num disco em 2002, no Acústico MTV.
Esse disco tb marca, de certa forma, o fim dos Novos Baianos (que o Ben foi nada esperto e pegou o baixista Dadi pra ele).

Jorge Ben não precisa falar difícil pra ser sincero. Não precisa de metáforas (apesar de saber usá-las muito bem) para ser direto. Não precisa de uma sonoridade forte pra ser marcante, e acima de tudo, não precisa falar de amor parafraseando seja-lá-o-que-for: ele o faz, simples, direta e marcantemente.

"Meus Filhos, Meu Tesouro" é uma canção que eu penso em colocar para meus filhos ouvirem, e perguntar a eles o que eles querem ser quando crescerem. A fúria em "África Brasil (Zumbi)" é tamanha que faz você emergir toda sua potencialidade anabólica e trasmutar seus extintos mais idiossincráticos. "O Filósofo" trata da retumbância magnética descrita em frases nada aleatórias, tratando da Ordem Hermética e do que está em baixo é como o que está no alto.
Difícil?


Ouça "Ponta de Lança Africano (Umbabarauma)"e saia dançando.
E me chame!!!!!

0 comentários:

Site Meter