Sobre Uma Mente Brilhante, vergonha, êxtases e alegria extrema


Preparados para aquele velho e bom postão?
Engraçado que o final de semana me reserva sempre o mesmo, mas sempre com gosto diferente. Já a semana tem sim minha rotina, mas ultimamente ando fora dela, antes me decepcionando, hoje me deleitando com a idiotice das pessoas.
======================================
Sobre Uma mente Brilhante
======================================

A esquizofrenia (do grego σχιζοφρενία; σχίζειν, "dividir", e φρήν, "mente") é uma doença mental grave que se carateriza classicamente por uma colecção de sintomas, entre os quais avultam alterações do pensamento, alucinações (sobretudo auditivas), delírios e embotamento emocional com perda de contacto com a realidade, podendo causar um disfuncionamento social crônico.
É hoje encarada não como uma doença única mas sim como um grupo de patologias, atingindo todas as classes sociais e grupos humanos.
A sua prevalência atinge 1% da população mundial, manifestando-se habitualmente entre os 15 e os 25 anos, nos homens e nas mulheres, podendo igualmente ocorrer na infância ou na meia-idade.
Um exemplo de um esquizofrênico famoso é o matemático americano John Forbes Nash, que fez importantes contribuições na área da economia, biologia e teoria dos jogos.

Explicando


A esquizofrenia é uma doença funcional do cérebro que se caracteriza essencialmente por uma fragmentação da estrutura básica dos processos de pensamento, acompanhada pela dificuldade em estabelecer a distinção entre experiências internas e externas. Embora primariamente uma doença que afeta os processos cognitivos [de conhecimento], os seus efeitos repercutem-se também no comportamento e nas emoções.
Os sintomas da esquizofrenia não são os mesmos de indivíduo para indivíduo, podendo aparecer de forma insidiosa e gradual ou, pelo contrário, manifestar-se de forma explosiva e instantânea.
Estes podem ser divididos em duas grandes categorias: sintomas positivos e negativos.

Sintomas positivos
Os sintomas positivos estão presentes com maior visibilidade na fase aguda da doença e são as perturbações mentais "muito fora" do normal, como que “acrescentadas” às funções psicológicas do indivíduo. Entende-se como sintomas positivos os delírios — ideias delirantes, pensamentos irreais, “ideias individuais do doente que não são partilhadas por um grande grupo", por exemplo, um indivíduo que acha que está a ser perseguido pela polícia secreta, e acha que é o responsável pelas guerras do mundo; as alucinações, percepções irreais – ouvir, ver, saborear, cheirar ou sentir algo irreal, sendo mais frequente as alucinações auditivo-visuais; pensamento e discurso desorganizado, elaborar frases sem qualquer sentido ou inventar palavras; alterações do comportamento, ansiedade, impulsos, agressividade.

Sintomas negativos
Os sintomas negativos são o resultado da perda ou diminuição das capacidades mentais, ”acompanham a evolução da doença e refletem um estado deficitário ao nível da motivação, das emoções, do discurso, do pensamento e das relações interpessoais, como a falta de vontade ou de iniciativa; isolamento social; apatia; indiferença emocional; pobreza do pensamento.
Estes sinais não se manifestam todos no indivíduo esquizofrénico. Algumas pessoas vêem-se mais afetadas do que outras, podendo muitas vezes ser incompatível com uma vida normal. A doença pode aparecer e desaparecer em ciclos de recidivas e remissões.



Porque tudo isso?

Não sou médico e nem tenho vocação para tal, mas lend oesta descrição lembrei do filme "Uma Mente Brilhante", onde o John Nash realmente é esquizofrênico mas tem um dom magnífico de enxergar fórmulas em todas as partes.
Ele analisa friamente as chances de um homem com uma mulher, analisa o vento, as folhas, as janelas, os alunos....

Foda!

Mas sofria dessa doença que realmente deve ser barra pesada. Foi tirado como louco por muitos e muitos anos, indo a tratamentos, clínicas e médicos diversos.
Resultado?

Prêmio Nobel.

Mesmo assim, ele tinha seus amigos imaginários que acompanhavam ele por todos os lados. Um era amigo de faculdade, a outra era sobrinha desse amigo e outro, um agente secreto americano,
No final das contas os amigos imaginários não o abandonaram, mas ele chegou onde queria.
Uma lição que tiro de tudo isso é de que apesar de qualquer doença que as pessoas possam ter, quando você foca em algo, nada te impede de ser feliz.

Nada.

E por conta disso que eu torço de verdade que a paz sincera se instaure no coração da pessoa citada aqui, que tudo fique bem e foque em seus conhecimentos, pq é capaz e já demonstrou isso.
E o fato de citar amigos invisíveis não é tirar u msarro.. é o que é, e pronto.
Não tenho raiva, mágoa, nenhum sentimento cansado de ser, mas sim uma vontade incessante de viver e deixar viver.
Eu deixo. Você deixa?




============================
Sobre Vergonha.
============================

Estamos no país do futebol onde a redonda rola perfeitamente bem ,certo?
Temos 5 títulos mundiais.
Temos os melhores do mundo
Temos um escrete de dar inveja.
Os melhores clubes do mundo tem nossas estrelas maiores, e, crusives, os maiores salários.
Os empresários são bichos que estão acima d obem e do mal: mandam e desmandam em nossas pérolas.

Ok.
Mas isso justifica a patifaria realizada pelos jogadores do Corinthians no mundial sub-18 na Espanha?
Pra quem não viu ,clique aqui e veja o que rolou.
Eu como corinthiano roxo sinto-me envergonhado por essa atitude. Isso fez o Corinthians ser expulso do torneio e ficar 5 anos sem disputá=lo.


Na boa?

Mano, não é torneio da Zona Leste, porra! Não é contra o Flamengo de Guarulhos nem contra o Guapira, muito menos contra o Vasco da Vila Maria. É contra os melhores do mundo, contra gente que enfrenta racismo em campo prendendo torcedor!! contra os caras que aboliram definitavemente os hooligans dos estádios! Vocês entendem isso? temos um dos melhores jogadores de todos os tempos no time, temos o primeiro campeonato mundial de clubes homologado pela FIFA (e foda-se se foi torneio de verão, convidado ou os caralho a quatro!), temos a segunda maior torcida do Brasil e uma das maiores da América Latina e vocês se prestam a isso????

Dai você pensa:


Sub-18.
Em 2014, eles terão pelo menos 23 anos.
E eu pergunto-lhes: algum deles vai pra Seleção?
O Brasil, na sua opinião, está preparado para uma Copa?





==============================
Sobre êxtases
==============================
A vida é gostosa pra caralho!!!!!!!
Há muito tempo eu não vivia assim, sabe?
Mesmo com todos os pseudo-atritos que a vida colcoa, estou num momento excelente, e pretendo manter isso á ferro e fogo (tenta a sorte, vai!!1??)hehehe
Não é ameaça á ninguém, pois não sou de ameaçar. A vida está gostosa demais pra eu perder tempo com problemas menores, ou mesmo problemas dos outros.
Como tarólogo, numerólogo e macumbeiro por natureza eu ajudo, mas não levo o seu problema pra mim! I´m sorry, babe!




Ah tá... êxtase?


Gozo mesmo! gostoso! lá dentro, bem profundo!





===============================
Sobre alegria extrema
===============================

Tive isso nesse final de semana.
querendo ou não ,está ligado diretamente com o tópico acima, mas teve outro grande fator:



Bloco de Pedra.

Sábado foi mais um daqueles sábados perfeitos, sabe? Batuque, amigos, cerveja, mais amigos, amigos meeeeeesssmo e finaliza com pizza salgada/doce.
Domingo o Bloco viajou para Sertãozinho (dentro da noss aprogramação de apresentações no Circuito Cultural Paulista).
Fomos em poucas pessoas, 3 ônibus e tudo dividido direitinho. Fui o responsável (kkkk) pelo ônibus 2, onde tinha uma galera batuta, bem sussa, um pandeirinho básico e muito sono (fora a Analu do meu lado estudando).
Chegamos lá correndo, almoçamos, tudo dentro dos atrasos sempre previstos.

Ao começar a tocar, fui olhando as pessoas ao meu redor...
Márcio, Guga, Ângela, Jororô, Taís, Pepe, Zé e Mandarke foram os que me emocionaram mais.

Há mais de 6 anos iniciávamos ali um projeto que não tínhamos idéia do que viria a ser. Construímos tambores, aprendemos a história do Maracatu de Baque Virado, baixamos a cabeça pra muitos, levantamos nosso ânimo, agregamos, criamos, unimos.


Vivemos.
Olhei um por um desses citados acima, e fui olhar ao meu redor... as pessoas mais novas que a gente no projeto, mas já tão queridas:
Analu, Araká, Belisa, Pedrinho, Pedro, Mario, Chrisinha, Lima, Ju e Priscila

Dai olhei mais de perto e vi os mais novos do que os novos....
É muita gente e eu não vou citar nomes, vai q eu esqueço? rs


Por muitos momentos eu fechei os olhos e SENTI a música. Senti a vibração de TODOS OS PRESENTES ali, juntos. Por alguns instantes parecia que o Bloco não estava tocando para um público e sim para nós mesmos, os amigos, as pessoas que estão junta snum só ideal.

Música.
Ideal?
nonononononononononono e no!

Isso é VIDA.


Na volta, histórias de como as pessoas chegaram lá, histórias antigas sobre como começamos, causos, contos, pessoas, passado, presente e futuro.

Dormi no bus com uma sensação deliciosa de estar no lugar certo com as pessoas certas fazendo o certo.


Mas... o que é o certo?


VIVER.


Amo. De verdade. E quem quiser me calar, desculpe, pois enquanto eu puder cantar, alguém vai ter que me ouvir.
======================================



1 comentários:

NaLuz disse...

Sobre uma Mente Brilhante:
Também torço, de toda a verdade dentro do meu coração, que a pessoa siga na luz e na lucidez.
Essa maneira de enxergar o mundo diferente, se for bem trabalhada, só terá a contribuir e a ajudar a própria pessoa e aos que estiverem próximos.
Eu chorei no filme e ainda há muito mais coisas a serem consideradas nesses processos patológicos do que explica nossa vã ciência e filosofia.
No entanto, ainda não temos acesso a todas as informações dos mistérios da vida [e é por isso mesmo que eles são mistérios]...

Sobre êxtases:
A vida é boa [pra caraio] Sebastião!
Perdi a vergonha de ser feliz! Faz tempo!
Orgasmo múltiplo de vida, sempre! AMO! ADORO! ME LAMBUZO!

Sobre alegria extrema:
A família Bloco de Pedra não tá no sangue, mas está na minha sintonia!
Cada encontro que temos nessas oportunidades de viagens é deliciosamente gostoso!
Sempre há surpresas (algumas boas, outras bizarras) mas que rendem histórias para nossos pais, amigos, filhos, netos etc...
Sou grata de ser e de tê-los na mesma sintonia!
É alegria purpurinada extrema! hahaha...

Site Meter