50 Discos: Menina bonita, pra onde é que ocê foi? 10/50




Os Afro Sambas - Vinicius de Moraes e Baden Powell

Ano de Lançamento: 1966

Gênero: MPB

--------------------------------------------------------------------



Track List


1 - Canto de Ossanha
2 - Canto de Xangô
3 - Bocoché
4 - Canto de Iemanjá
5 - Tempo de amor
6 - Canto do Caboclo Pedra-Preta
7 - Tristeza e solidão
8 - Lamento de Exu



Tinha que ter, né?

Teve uma época em que "Canto de Ossanha" era parte integrante das rodas de violão (não que hj não seja, não mais que Raul e Legião), e eu não conhecia essa música. Dai fuçando uns vinis antigos de um brother meu, achei um da Elis onde ela canta essa canção, e percebi que eu tinha uma coletânea onde havia a mesma versão.

Ok, música encontrada, estava eu feliz com minhas descobertas musicais quando me deparei com a releitura desse disco, desta vez pela Mônica Salmaso e o Paulo Bellinatti (o mesmo que a Lelê postou no blog dela).

Que poesia! que macumba mais sutil!

Não por satisfeito, fui á caça desse CD, e percebi que tinha que desembolsar pelo menos uns 120 reais por ele. Fui enrolando, até que a Ana Luiza, gentilmente (meeesmo), me gravou uma cópia dele.

Deu uma semana e eu gastei 120 reais!

Cara, não tem como ouvir "Bocochê" e não se encantar.

Não tem como, de verdade, ouvir "Canto de Iemanjá" e não lembrar da Janaina.

Não tem como, nunca, jamais, 4ever, ouvir "Lamento de Exu" e não pensar na vida, nas pessoas, em tudo.

É uma das obras mais clássicas da MPB. Baden e Vinicius, dentro provavelmente de suas bebedeiras homéricas (chegaram a ficar 40 dias no apartamento do Vinicius, só no whisky, sem mesmo sair de lá) conseguiram extrair o suprasumo da MPB aqui, bem simples, nada cinematográfico.

Porra... eu gosto de whisky.. será que um dia escrevo 10 milimetros de algo desse disco?

Uma dose de Blue, por favor.

2 comentários:

Janaina Caetano disse...

uma coisa FANTÁSTICA da nossa separação ... viciei nesses poetas! De ouvir o dia todo ... ao menos não virei álcoolatra nem fiquei depressiva (não por mto tempo srsrs) E a propósito ... seu título segundo a música tá errado ... mas acho q foi proposital ...
Bocochê, canto de Ossanha, Xangô e Iemanjá são incríveis.

Ana ou Letícia disse...

1ª repetição nas listas...

Site Meter