50 Discos: - Não, não é Tim Maia! 9/50


Racionais Mc´s - Raio X Brasil
Ano de Lançamento: 1994
Gênero: Rap Nacional



----------------------------------------------------------------------------
Track List:


1 – Fim de semana no parque
2 – Parte II
3 – Mano na porta do bar
4 – Homem na estrada
5 – Júri Racional
6 – Fio da navalha
7 – Voz ativa
8 – Negro limitado
9 – Pânico na zona sul
10 – Hey boy
11 – Mulheres vulgares
12 – Racistas otários
13 – Tempos difíceis



Aqui está um grupo extremamente criticado pela crítica (reduntante eu?) e até mesmo por boa parte do público, mas esse disco, pra mim, é o melhor disco de rap nacional lançado até hoje.

Ok, o "Sobrevivendo no Inferno" (1997) é também ducaralho, mas o Raio X Brasil é uma espécie de coletânea, onde eles, alé mde colocarem músicas novas, adicionaram faixas dos discos anteriores ("Holocausto Urbano" e "Escolha seu Caminho"). Na época, muitas rádios tinham um espaço decente ao rap nacional, e dessa forma a divulgação dos Racionais foi muito forte. E pra ajudar as músicas falavam direto, sem rodeios, a realidade vivida na periferia de São Paulo.

Conheci Racionais pelo pessoal da escola, que ouvia direto. Foi bem na época que eu mudei pra onde estou hoje, e lá o chicote estrala.... Jd. Brasil Rulez!

Os sucessos desse disco foram "Fim de Semana no Parque" (sampler do Jorge Ben - Frases), "Homem na Estrada" (sampler crássico do Tim Maia - Ela Partiu) e "Mano na Porta do Bar" (eu adoro essa última, sampler fodido da música "Freddie's Dead" - música tema do filme "Superfly").

Querendo ou nao, os Racionais sao extremamente importantes no cenario musical nacional. Trouxeram a realidade da periferia retratada em "Panico na Zona Sul"; o racismo e a certa cultura de racismo imposta pelos proprios negros em "Negro Limitado" e a realidade de algumas mulheres em "Mulheres Vulgares".

Muitos tratam o Rap Nacional com descaso e muito, mas muito preconceito. Pra mim ,a verdade eh unica: o Rap Nacional mostra o que a sociedade esconde, maltrata, cria e exclui.

De qualquer jeito, continuam assim o panico na zona sul...

P.S.: Qualquer semelhanca com Tim Maia Racional NAO eh mera coincidencia!



1 comentários:

Ana ou Letícia disse...

Eu gosto de fim de semana no parque... hahahaha

E só ! risos

Site Meter