Discos - Passado de glória nunca se desfez (e jamais será desfeito!) 42/50



140 Anos - Maracatu Leão Coroado
Ano de Lançamento: 2003
Genero: Cultura Popular

======================================================================

Track List:

1- A bandeira é brasileira
2- Arreda do caminho
3- Belas catitas
4- Braço forte
5- Lanceiro novo
6- Lanceiro. sentido
7- Nação de África, nação de mina
8- Nagô nagô
9- O carnaval tem seus direitos
10- O mestre Luiz de França
11- Õ tabu tabutá
12- Oriô oriô
13- Princesa Dona Isabel
14-Resplendor coroou
15- Samba le le


Talvez este seja o disco de Maracatu Nação mais simples, porém não tenho como não colocá-lo me minha lista. Este disco não tem nada de especial: toque básico, canto simples e letras mais ainda.

Porém, é o Leão Coroado. E isso já me basta!


Tive a oportunidade de comprar este CD das mãos do Mestre Afonso, em sua primeira passagem por SP. Isso foi em 05/05/2005 (tenho o autógrafo dele com a data).
Legal lembrar que nesta época, mais precisamente naquela semana, muita coisa aconteceu, e coisas que hoje fazem TOTAL sentido e as quais minha vida seria apenas mais uma vida.

Ao comprar este CD, sai da oficina e coloquei ele no meu discman (os mais novos não devem conhecer esta relíquia) no ponto de onibus.
Fui ouvindo... e achei bem simples mesmo.

O que mais chama atenção é o começo, onde o próprio Mestre Luis de França (1901 - 1997) nos ensina a cantar a primeira toada.

Acredito que o que mais chama a atenção no CD não é a música em si, mas sim toda a história do Leão. Uma ação de está em atividade desde 1963, que não desfila no carnaval pois quer manter suas origens de tradíção e não de disputas (nada contra ás outras nações, óbvio) e mantém o toque o o grande mestre Luiz nos ensinou.
Algo que nunca esqueço são os dois depoimentos do mestre Chacon (Nação do Maracatu Porto Rico) e do mestre Walter (Estrela Brilhante de Recife).


Chacon me disse:

"Eu não sou mestre de Maracatu. Na verdade só conheci um único mestre, que foi o Sr. Luiz de França. Nem eu, nem Walter, nem Gilmar, nem ninguém é mestre de maracatu além do Sr. Luiz"


Valter disse:

"Se não fosse o Luiz de França me dar uma caixa quando eu era ainda um menino, eu não estaria onde estou hoje, contribuindo para a disseminação desta cultura. O Sr. Luiz é o estandarte do baque virado a partir do século XX"


E eu pude ouvir isso da boca dos dois...

Pois é... O Mestre Luiz de França foi o nosso professor.. a tocar o baque viraod, foi ele quen nos ensinou!


Finalizo com a melhor toada de todas, porém que não se encontra neste CD:


Esse maracatu foi fundado em 1963
Codinome Leão Coroado
Passado de glória nunca se desfez

É o maracatu mais antigo, pois nenhum museu nunca lhe acolheu
Nós somos de nação germana,
Semente africana Xango pai nos deu


Como li há pouco, Coroado seja o Maracatu do Leão (é nóis, Dani!)

0 comentários:

Site Meter