Perdendo Dentes

(Do titulo original " Hoje eu quero falar de Paz" )


Post iniciado em 29/06/10


Eu nunca fui um atirador de elite.

Muito pelo contrário.

O máximo que eu acerto são pequenas pedras com meu estilingue velho.
Ás vezes a gente acerta muito longe... ás vezes a gente exagera também.

Estava relendo meu blog (que completa 2 anos logo menos) e vendo o tanto de coisa que eu passei e colocava aqui escancaradamente.

Idiotices.

E toda minha essa idiotice, confesso.... leio algumas coisas e me envergonho DEMAIS de ter escrito tudo aquilo.

Enfim. Não sou santo e ninguém que eu conheço o é. Assumo sim meus erros (ok, ok,ok... tempos depois, qndo tudo já é tarde demais) seja pra quem for. Esse fui eu nos tempos que passaram.

Nos dias atuais eu ando procurando um lugar tranquilo, aconchegante e que me traga paz, tranquilidade. Felizmente minha vida só anda em turbulencia por motivos internos: nao imputo minhas angústias á fatores que não estejam ligados diretamente ao que borbulha aqui dentro, dessa forma eu posso xingar apenas a mim e não culpar os outros pelo que ocorre (coisa que não acontecia num passado recente).

A questão é ter tolerancia.

Primeiro de tudo, momentos bons nunca devem ser esquecidos.

Eu só me jogo em algo quando sinto firmeza, mesmo estando errado lá na frente. Em tudo o que faço, me jogo: vou com vontade, enfrento seja lá o que for se assim eu desejar, me corrijo, erro pra ser corrigido, sou amado e odiado... mas estive lá com os dois pés e meu coração.

Não cito nenhum momento específico não, nada atual também.

Essa retrospectiva do blog me fez lembrar momentos difíceis, pessoas com quem creio nunca mais ter contato por erros ou acertos meus (e sinceramente não penso em certo ou errado, não quero mais julgar coisas que ficaram lá atrás e não devem ser remexidas) ou dos outros.

Achei e desativei minha antiga casa, o manfred.blogger [meu primeiro blog]

Ali também era um Gledson esquisito... mas me fez lembrar uma série de coisas que com meus 22 anos eu buscava tanto.. e que hoje, quase 10 anos depois, me sinto o mesmo adolescente que se esconde atrás de erros do passado.

Ali encontrei o Mude, texto vital para grandes mudanças (mas ainda não tão efetivas como desejadas.. porém seguindo a linha do "a direção é mais importante do que a velocidade" )

Encontrei Seneca, onde ele recitava:

"Não é porque certas coisa são difíceis que nós não ousamos. É justamente porque não ousamos que tais coisas são difíceis."

Dentre varias outras coisas...

Acabei de fumar um cigarro, e ao acende-lo, comecei a cantar (sem a ajuda do Google):

"Pouco adiantou acender cigarro
Falar palavrão, perder a razao.
Eu quis ser eu mesmo, eu quis ser alguém
Mas sou como os outros que nao sao ninguém.
Acho que eu fico mesmo diferente quando falo tudo o que penso realmente
Mostro a todo mundo que eu nao sei quem sou
E uso as palavras de um perdedor.
As brigas que ganhei nenhum trofeu como lembrança pra casa eu levei.
As brigas que perdi, essas sim eu nunca esqueci"



É incrivel a capacidade do ser humano de errar.

Incrível também a necessidade extrema que temos em ter que "pender" para algum lado.

Hoje em dia tento ao máximo pender para o meu lado, pois se assim não for, quem o fará?

Eu poderia falar semanas sobre este assunto. A verdade é que todo tipo de intriga que meu nome esteja envolvido me deixa assim, inquieto. Tenho hoje apenas uma "intriga"em andamento, porém esta não depende de pessoas, e sim de máquinas (logo, não poderei fazer muita coisa).


A voz deste blog é livre, seguindo dessa forma o blog que inspirou esta filial. Porém é dificíl citar nomes impronunciáveis aqui dentro, pois não quero remexer em coisas que estão no baú (se um dia tiver que se remexido, estamos ai. Mas não quero forçar, pois como me foi dito há um bom tempo, o barro não secou e não faço a mínima se irá secar um dia)


Um recado:


Voce fez isso um dia: foi atrás de quem te maltratava e buscou paz para seu coração. Não sou ninguém, na real hoje sou uma pessoa negativa dentro de diversos contextos. Mas não se esqueça deste nobre gesto. Não, não o repita comigo: lembre-se de que este escorpiano quando fere, pode matar. Não sou melhor nem pior que ninguém. Não sou santo como dito acima, e ninguém é. Não estou certo ou errado: busquei solução, mesmo esta sendo a mais dolorosa para voce. Acabei de reler algumas coisas, e fiz questão de apagá-las. A vida não é assim, eu sei. Se fosse possível apagar as coisas que a gente faz/fala, seria tudo muito mais fácil.


Acabei de me perguntar: porque tudo isso agora?
Tentei achar motivos... creio que uma boa desculpa é que dia 13/07 faz 2 anos.

Mas o motivo real é que são duas pessoas que se gostaram de verdade. Uma errou, outra também, e dai sucederam-se os erros. Quem errou mais? não me interessa, não te interessa, na real não importa a ninguém.

Acabei de ser surpreendido [mais uma vez] pelo Edson Marques. Ele achou um blog meu há tempos esquecido com uma espécie de continuação do "Mude", escrito por ele mesmo e também parte da minha casinha antiga:


Mude. Mas é difícil mudar, eu sei.
Todos temos uma certa tendência neurótica em deixar as coisas como estão
em salvar as aparências, em manter as estruturas, mesmo que apodreçam.
Quase todos temos uma enorme preguiça de agitar as circunstâncias.
Propendemos a deixar tudo como está, embora vivamos fazendo promessas de mudar o mundo.
Como disse Göethe no Fausto, "a quem persiste na Esperança ainda resta a Salvação".
Mas você sempre deixa pra depois. Você pensa que vai viver mil anos, porém não vai.
Nem eu. A vida está por um fio.
Tua casa está pegando fogo, teu amor se despedaça, tua hora está chegando.
Não a hora da morte biológica, que pode até demorar, mas sim a hora da verdade,
a hora de virar gente, a hora de assumir o comando. A hora de tomar consciência.
A cebola da vida está descascando, inexorável, aí, ao teu lado;
o leão do tempo, feroz, rugindo no teu cangote -- e você não reage. Nem se mexe.
Há conclusões às quais você tem obrigação de chegar, hoje!
Ou você se salva -- ou você se fode!




E é por ai que as coisas tem que ser.


"Todos temos uma certa tendencia neurótica em deixar as coisas como estão"
Não é verdade?


"a quem persiste na esperança ainda resta a Salvação"
Precisa desenhar?



Ando buscando paz. E isto me lembra outra canção:


"Procuro me desarmar
Ando em busca de paz
Respondo a vontade do céu:
Sentimentos, não preciso de provas..."


Estas últimas semanas estão sendo de redescobertas. Ando um "ser pensante"24 horas por dia. Concordo que a falta da Tigresa ajudou muito nisso, porém os pensamentos não se limitaram apenas á nossa relação, mas sim á todas minhas relações decorrentes dos últimos 31 anos (não desenterrei os mortos, mas fiz um funeral decente para alguns).
Hoje, antes de escrever, eu converso muito com meu espelho. Trocamos figurinhas, analiso as palavras, penso sobre o dia e noite, sobre a vida, a morte, a mudança, a intensidade das coisas, as pessoas, os contatos, os amigos, o blog, os amores, os contextos, as interrogações e tudo que pode ser bem colocado aqui. Deixei de fazer por fazer: faço agora porque gosto, porque me interessa, porque me faz maior, por que me completa.

Como dito, poderia ficar semanas falando sobre este assunto. Gosto disso, gosto de poder colocar as coisas, gosto de expor assuntos delicados.

Interessa-me tuas emoções.

0 comentários:

Site Meter